Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

OUTRA LOIÇA

5 de novembro de 2023
Partilhar

O termo “outra loiça” em sentido lato é entendido, na linguagem comum, como algo diferente para melhor, algo especial.
De tal forma, que a expressão se torna famosa enquanto slogan promocional da Loiça de Sacavém e que outrora se produzia nessa cidade, tal era a sua qualidade e diferença das restantes.
Ora, se considerarmos a expressão no contexto do estabelecimento que a acolheu para o designar, digamos que lhe assenta na perfeição.
Com efeito, aquilo que encontramos nesta casa, bem situada na praça central da Urbanização do Real Forte em Sacavém, é efetivamente algo de diferente.
Quando há cerca de 50 anos, Valente Vajir Ali, com raízes em Diu, e sua esposa de origem Indiana chegaram a Portugal, certamente não imaginariam o sucesso da casa que mais tarde viriam a criar.
Este Restaurante de cariz familiar, encontra-se neste local há 22 anos e é gerido por si e pelos seus dois filhos, Riaz e Rahim (Júnior), que orientam a sala, enquanto as respetivas esposas, são responsáveis pela confeção na cozinha e aí preparam as delícias maioritariamente de origem indiana.
São de facto estas especialidades que distinguem a ementa da casa, mas onde podemos também encontrar em pleno a cozinha portuguesa e alguns pratos de origem brasileira.
Aqui podemos assim saborear, desde o Bacalhau, ao Polvo à lagareiro, o Arroz de Tamboril ou de marisco, passando pela Moqueca de peixe ou gambas e a Picanha.
Os peixes frescos e as carnes para grelhar também fazem parte desta ementa variada.
Mas, efetivamente, aqui o Caril é a “outra loiça”, tal é a forma especial como é preparado, - tanto na variante Massala como com leite de côco -, seja ele de gambas, de cavacos, lagosta ou caranguejo de Moçambique, é de facto uma delícia.
Aqui fui recebido com uma sensacional Chamuça, plena de sabor e com um recheio rico e que me deliciou até chegar o Caril de Gambas, com molho Massala, acompanhado de Arroz basmati e batata frita às rodelas.
Foram 3 os molhos picantes para acompanhar a comida, um Achare, (com manga, cenoura e especiarias indianas), um molho de limão e gengibre, e ainda um sensacional piri-piri puro, nada invasivo e a registar o travo certo.
Por fim, terminei com uma Bebinca, uma sobremesa de especialidade indiana à base de leite, muito saborosa e harmonizada em caramelo.
O espaço é amplo e resulta da fusão do estabelecimento original com o do lado, e dispõe ainda de uma agradável esplanada para a praça central.
Regista-se que o serviço é rápido e a eficácia e simpatia do atendimento são igualmente de assinalar.

Última edição

Opinião