Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

os Pneus

8 de outubro de 2023
Partilhar

É mesmo debaixo do vão do tabuleiro da CREL, na Estrada Nacional 115, junto ao cruzamento do Zambujal, e antes de chegar a Bucelas, que encontramos o Restaurante Os Pneus.
É um edifício que não passa despercebido mesmo junto à estrada.
Impressiona antes de mais pela sua dimensão, mas também pela varanda que tem e que proporciona uma excelente esplanada.
Trata-se de uma construção com algumas décadas desde a sua origem e que pouco ou nada mudou na sua traça original desde que ali se encontra.
Já teve várias gerências, mas já há alguns anos que estes “pneus” rodam sob a mesma direção. A do José Teixeira e sua esposa Maria de Fátima.
Ele, alto-duriense e ela, minhota, ambos a trabalhar na área da restauração em estabelecimentos diferentes na cidade de Lisboa, vieram a conhecer-se noutras danças, nas matinés dos Alunos de Apolo.
E desde então não mais se largaram, numa dança de sucesso que dura aqui há 25 anos.
Nesta casa de referência do concelho de Loures, podemos encontrar diariamente os melhores peixes frescos para a grelha, com que o José faz questão de encher a sua montra logo à entrada da sala.
Logo ao lado, noutra vitrine, as carnes já dispostas em vários cortes aguardam apenas o olhar do cliente que por elas passam para, depois de grelhadas, fazerem as delícias à mesa.
É esta a grande aposta deste estabelecimento, que nas suas doses bem proporcionadas e a preços equilibrados fidelizam a clientela que diariamente continua a encher a sala.
Tem como uma das suas imagens de marca o Cozido à Portuguesa, às Quintas e Sábados, mas diariamente apresenta sempre um fantástico bacalhau assado.
Diariamente vai intercalando sempre algumas especialidades de pratos de cozinha tradicional Portuguesa nos pratos do dia e que incrementam a carta fixa com variadas opções.
Hoje decidi-me por umas Lulas à lagareiro bem grelhadas e acompanhadas por batatinha a murro bem no ponto.
Claro que, ali a dois passos da Capital do Arinto, - Bucelas - não poderia deixar de acompanhar a refeição com este verdadeiro néctar e ex-libris da Região, na circunstância um Prova Régia.
Como o outono já entrou, optei por uma maçã assada bem saborosa. Uma sobremesa mais condizente com a estação do ano, mas apenas no calendário, porque o calor de verão ainda se fez sentir em outubro.
Há várias razões pelas quais deve vir conhecer “os pneus”, em primeiro lugar pela comida, depois pelo lado típico do espaço, mas fundamentalmente pela simpatia da Dª Fátima e do Sr. Teixeira que, numa receita de sucesso, continuam a manter fiel a sua clientela, com uma equipa eficaz e bem preparada para a dimensão da casa.

Última edição

Opinião