Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Opinião de João Patrocínio

COTRIM

3 de dezembro de 2023
Partilhar

O Bairro da Fraternidade é um dos principais aglomerados populacionais da zona Oriental do Concelho de Loures.
É aqui, bem no coração da localidade de S. João da Talha que a Família Cotrim cedo estabeleceu o seu núcleo e de onde viria a resultar aquele que é hoje em dia um dos restaurantes de referência do Concelho.
Esta casa teve o início em 1972, com o pai de Mário Cotrim que então aqui instalou o seu negócio de venda de vinho a copo e mais tarde mercearia e casa de pasto.
O Mário, - responsável do atual Restaurante – desde sempre acompanhou os seus pais, mas em 1992, assumiu ele próprio o negócio, com a sua esposa Paula, reajustando-o à sua visão e conceito, que foi evoluindo com tempo.
Aliás, como se pode verificar facilmente não apenas pelo movimento da casa, como pela energia do Mário, que “não pára”, na forma como prepara as mesas, serve pratos, levanta loiça e orienta a caixa, com a mesma naturalidade com que sabe receber os clientes e dar-lhes a devida atenção.
Já na cozinha, é a esposa Paula Cotrim quem “joga a faz jogar” e é a alma do restaurante, passando-lhe pelas mãos todos os pratos e excelentes sobremesas confecionadas diariamente.
Aqui se preparam pratos essencialmente de cozinha tradicional Portuguesa, mas também algumas inovações, como se pode constatar da variada ementa, sempre com várias opções em carne e peixe e pratos vegetarianos.
Hoje, para iniciar, deixei-me levar pelo aroma de uma maravilhosa Sopa da Pedra, como há muito não comia e que me encheu as medidas. (habitualmente é servida às 3as feiras).
Depois, aceitei a sugestão do Mário e tive oportunidade de provar uma suculenta e saborosa Costeleta grelhada de Vitela Arouquesa, bem no ponto. Registe-se que esta carne é recebida quase diariamente a torna uma das especialidades da casa.
Para rematar, provei uma das imensas - e diariamente renovadas - sobremesas caseiras criadas pela Paula e que na vitrine nos deixam literalmente a salivar. Na circunstância um original Mil folhas de Arroz Doce, que me surpreendeu pela harmonização e pelo sabor da calda com canela e amêndoa torrada.
Durante a semana temos alguns pratos de fidelização, como sejam o Bacalhau com Grão à 2ª feira, o Cozido à Portuguesa à 5ª feira, e os Chocos e Bacalhau, ambos à lagareiro a competir com o Best off da casa à 6ª feira – o Arroz de pato. Aos sábados a Feijoada mede forças com a Vitela assada em forno a lenha.
Uma nota, para a qualidade da garrafeira, e que agora passará a dispor de um espaço próprio na nova sala que brevemente irá inaugurar para grupos.
Para quem procura variedade e qualidade, num bom atendimento em ambiente familiar, o Cotrim merece uma visita.

Última edição

Opinião