Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

GRELHA DO MIRADOURO

2 de julho de 2023
Partilhar

Com uma magnífica linha de observação sobre a baixa de Loures, sobranceira à Igreja Matriz e na Urbanização da Quinta do Marzagão, podemos encontrar a Praceta Arnaldo Jesus Primavera.
Este ilustre Lourense, barbeiro e amante das artes - que se destacou naquele grupo de homens que em 4 de outubro de 1910, e com alguma antecedência, implantaram a República em Loures, 1 dia antes de a mesma se instalar na capital – dá nome à praceta que, pelas suas belas vistas, acabou por se tornar uma referência na cidade pelas sua abrangente panorâmica.
Ora, é aqui que neste mesmo local que está a Grelha do Miradouro, restaurante conhecido pela forma como trabalha os grelhados e pelas suas doses generosas na relação com o preço.
Este estabelecimento, pelo qual já passaram várias gerências, encontra-se atualmente a ser explorado pelos sócios Paulo Vidal e Adelino Setoco, que já se encontram juntos há alguns anos neste ramo da restauração e também pastelaria.
Aqui na grelha estão desde agosto de 2020 e procuraram garantir a continuidade do conceito da casa, mantendo a aposta na forma de bem grelhar e na apresentação de carnes e peixes de boa qualidade.
Com efeito, o naco, a posta mirandesa, os bifes, costeletas ou a picanha destacam-se no bovino, enquanto as tiras, secretos, entrecosto ou bochechas, representam muito bem o porco ibérico.
Já pelos peixes, o Bacalhau é Rei, mas muito bem seguido pelo Polvo, lulas ou chocos, todos “à Lagareiro” e muito bem regados, - como convém -, com bom azeite nacional.
Nesta sala, bastante iluminada e onde podemos encontrar uma garrafeira despretensiosa, não muito completa mas com boas ofertas, tem adjacente uma esplanada coberta, onde por vezes podemos escutar música ao vivo.
Hoje, para almoçar procurei uma variação à simples carne grelhada que consistiu no bife com molho de alho francês, e que com um ligeiro picante consegue ligar bem a carne com o vegetal, vem acompanhado de batata frita.
Atrevo-me a dizer que meia dose poderia dar para duas pessoas, - o que dependerá do apetite de cada um -, mas ao complementar a minha refeição com uma bela sericaia com ameixa como sobremesa, não atesta muito esta afirmação. Mas isso sou eu que sou guloso.
Recomendo assim este espaço agradável, se quiserem fazer uma boa refeição em conta, seja em família ou em grupo, já que as doses são gigantescas.
O serviço é rápido e eficiente, garantido pela equipa de sala e à qual o Adelino dá ajuda quando é necessário, enquanto o Paulo orienta a cozinha.

Última edição

Opinião