Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

A Delícia de Moscavide

5 de junho de 2023
Partilhar

A Vila de Moscavide, é provavelmente o principal exemplo do mais antigo aglomerado urbano regrado do Concelho de Loures.
Com características muito próprias e assente em estreitas relações de vizinhança e proximidade, desenvolveu no comércio local, desde há algumas décadas, o principal foco de ligação dos seus habitantes que ali permanecem há várias gerações.
Ora, é precisamente este espírito familiar que podemos encontrar no Restaurante e Marisqueira - A Delícia, permitindo sentir a proximidade e cumplicidade que os seus clientes têm, não apenas entre si, mas também com os proprietários e empregados da casa.
O conceito é o de uma tradicional cervejaria e marisqueira, que pela suas características de qualidade e bom serviço, com o tempo, teve necessidade de crescer para a fração do lado, para aumentar a sala de refeições.
Assim, é desde 1993 que, Joaquim Batista – o Quim, para os mais próximos -, e a sua esposa Maria do Rosário tomaram a exploração desta “Delícia”, - que outrora foi frutaria - e agora ali servem com fila de espera os bons cozinhados que ambos preparam na sua cozinha.
O filho de ambos, o Tiago, dá uma ajudinha quando pode e envolve-se não apenas no apoio às mesas fazendo as honras da casa com a sua simpatia, mas também na gestão e estratégia de desenvolvimento do restaurante da famíla.
A ementa da Delícia é vastíssima e de difícil escolha, tal é a variedade de boas opções de peixe e carne, e desenvolve-se em torno de pratos de cozinha tradicional portuguesa cuja qualidade determina a sua elevada procura.
Aliás, prova disso é a vasta fila de pessoas que pacientemente aguardam a sua vez no estreito corredor junto ao balcão.
Hoje a minha escolha foi fácil, pois, antes de entrar, espreitei a bem recheada montra frigorífica de onde sobressaiu uma travessa de “pelim” e que, já amanhado, descansava numa cama de alface.
Perante tal cenário não hesitei e que mandei reservar ainda antes de me sentar.
Chegaram bem fritos e equilibrados de sal, acompanhados de um saboroso arroz de tomate e de uma salada.
A escolha foi excelente, tendo complementado com uma Delícia folhada para sobremesa, - uma especialidade da casa -.
Especialidades são o que não faltam neste Restaurante, das quais se destaca, entre tantas outras, o já famoso Arroz de Garoupa, tão procurado pela clientela, na sua grande parte de fora do concelho.
A grelha de carvão tem bastante uso tanto nas carnes como nos peixes, ambos primando pela frescura com que são servidos.
De salientar ainda que, a partir da tarde, os caracóis e as “bem cotadas” caracoletas assadas competem a par com os variados e fresquíssimos mariscos nas escolhas dos clientes que ali vão petiscar ou jantar.
Não apenas no mês de junho, mas durante todo o ano, vale a pena vir experimentar as delícias da Delícia.

Última edição

Opinião