Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

Sr. Presidente, Afinal, o que se passa em Loures?

5 de junho de 2020
Partilhar

Já lá vão uns meses desde o início desta pandemia. Meses em que todos passámos por muito. Meses em que cada dia tem sido sempre uma verdadeira “caixinha de surpresas”.

Infelizmente, em todos estes meses, algo se manteve igual no nosso Concelho... uma subida de casos que tem vindo sempre a aumentar. Infelizmente Loures está hoje no pelotão da frente dos Concelhos com maior número de casos na região de Lisboa. Infelizmente Loures tem sido, nas últimas semanas, dos municípios onde o crescimento de infetados com COVID-19 mais tem aumentado.

Todos sabemos que lutamos contra um inimigo em muitos aspetos desconhecido. Todos sabemos que ninguém estava verdadeiramente preparado para tudo aquilo porque temos passado. Mas julgo que é nos momentos de dificuldades que se revelam as verdadeiras lideranças. É nos momentos mais conturbados que devem emergir os verdadeiros líderes.

Na minha opinião não existe liderança verdadeira sem frontalidade, sem transparência e, nos dias que correm, sem comunicação e informação para que todos possamos fazer parte da solução e não do problema. E é aqui que reside, atualmente, a grande falha na atuação da Câmara Municipal de Loures e do seu Presidente, Bernardino Soares... na ausência de uma comunicação franca, honesta e eficaz a todos os lourenses.

Assistimos a outdoors, spots publicitários, publicações no site oficial do município e até mesmo a entrevistas a órgãos de comunicação social nacional onde são abordadas várias questões relacionadas com esta guerra que travamos contra a pandemia.

Mas não vemos nem uma única palavra de Bernardino Soares a transmitir aos lourenses qual a verdadeira situação epidemiológica em Loures. Nem um único meio da Câmara a sair do tom propagandístico e a ser utilizado para dizer, verdadeiramente a todos nós, exatamente o que se passa e quais as causas desta subida alarmante no número de infetados e onde estão os maiores focos de contágio.

O medo do COVID não se combate com silêncio. A confiança no travar desta tendência assustadora de subida do número de casos não se motiva com ausência.

Não tenho dúvidas de que o Executivo Municipal queira que consigamos ultrapassar estes tempos sombrios e nisso estamos, provavelmente em tanta sintonia como estamos em pontos opostos na vontade e na forma de informar os lourenses.

Porque de nada servem os meios ao dispor da Câmara Municipal se não forem utilizados no que é mesmo importante. Porque de nada serve ter uma publicação municipal, dezenas de outdoors, espaço para anúncios, um site moderno ou tantas outras ferramentas comunicacionais se procurarmos apenas passar entre os pingos da chuva sem dizermos, preto no branco, o que todos querem e merecem ouvir:

“Afinal o que se passa em Loures? Porque é que, na nossa terra, estamos cada dia pior?”

Última edição

Opinião