Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

TOCOBICHO

8 de março de 2023
Partilhar

É no núcleo antigo da vila de Bucelas que encontramos o Restaurante TOCOBICHO.
O nome é propenso a algumas interpretações mais malandrecas, mas, na verdade, tem uma explicação relacionada com o anterior proprietário do espaço onde atualmente se encontra o estabelecimento e que outrora foi uma adega.
Conta a história que certo dia ao deslocar-se de burro para a vinha e acompanhado da mulher, a dada altura do caminho, esta terá vociferado ao marido perante a marcha lenta do asinino :
- “Ó Daniel, toca o bicho!”
Ora, enquanto o homem “tocava o bicho”, alguém nas imediações escutou o comando e se apressou a transmitir o episódio à população de Bucelas, que prontamente passou a referir-se a ele como Daniel Toc´ó bicho.
A Adega passou de mãos, mas manteve o nome e passou a Restaurante, no qual se aproveitaram os utensílios de lagar, mantidos em excelente estado de conservação e que decoram o espaço, conferindo-lhe um ar típico e pitoresco.
O Restaurante é explorado por João Carmona, que desde há cerca de 3 anos confiou a Dina Rodrigues a gerência da casa, depois de esta ter dado provas na cozinha onde já havia colaborado durante alguns anos.
É a Dina que com uma simpatia contagiante de sorriso fácil comanda a cozinha e serve também às mesas, agilizando o serviço com a rapidez necessária.
Aqui no TOCOBICHO, podemos e devemos começar pelas entradas, das quais destacamos os croquetes de toiro e as chamuças de coelho, que rivalizam bem com os queijos e enchidos disponíveis se quisermos apenas petiscar.
Mas, na minha opinião, é na fatiota de coelho que devemos centrar as nossas atenções.
Esta saborosa especialidade é servida com a carne já desossada, grelhada no ponto e temperada com um molho especial, acompanhada de batata frita e uma rica salada mista com frutos secos.
A carta oferece também outras especialidades tais como o Naco dos Açores, a Cabidela de Coelho, o Bacalhau com queijo da Serra ou o Caril de Camarão.
As sobremesas caseiras também se recomendam, sendo que desta vez, experimentei um agradável bolo de chocolate com flor de sal e pimenta rosa.
Para além do cuidado na confeção e apresentação da comida e da simplicidade do espaço, não posso deixar de destacar a garrafeira de Arinto.
Com efeito, neste restaurante conseguimos encontrar em cima do piano ou no armário garrafeira quase todos os rótulos deste vinho produzido em Bucelas.
Atrevo-me mesmo a dizer que, provavelmente, será o restaurante que mais opções de Arinto tem na carta, contribuindo assim de forma exemplar para a divulgação desta casta autóctone.

Última edição

Opinião