Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

GINHA

3 de abril de 2023
Partilhar

“Há muitos anos a virar frangos... ”, é uma expressão portuguesa que muito bem pode aplicar-se a Arlindo Ginha.
De facto, este alentejano de nascença, em 1976 e com apenas 16 anos começou a aprender o ofício a trabalhar numa churrasqueira da cidade de Loures, e onde se manteve até atingir os 24 anos de idade.
Em 1987 inicia o seu percurso autónomo abrindo uma Churrasqueira com o seu apelido, bem no centro de Loures, então num estabelecimento isolado da Rua da República em frente à paragem dos autocarros, no acesso ao Mercado Municipal.
Essa construção esteve de pé, e ali cresceu o seu negócio, até o edifício ser demolido em 1992.
Foi então que se deslocou para as atuais instalações, junto à Segurança Social, ao lado do mercado e ali abriu um Restaurante e Churrasqueira.
Sempre com o foco no Frango no Churrasco, desenvolveu com exigência na arte da grelha todas as suas capacidades e fez prosperar o negócio que lhe permitiu ser uma das atuais referências da cidade a esse nível.
Criou assim dois espaços distintos com uma grelha e cozinha em comum.
De um lado o take-away, onde o cliente pode levar para casa todas as especialidades e do outro o Restaurante onde pode desfrutar da sua refeição com tranquilidade.
É deste espaço que quero, pois, falar-vos.
Aqui podemos encontrar, fundamentalmente, diversos tipos de carnes de excelência em vários cortes, mas também não faltam algumas variedades de peixe, tudo para ir à grelha.
Claro, que o Frango Assado não podia deixar de marcar presença, tal como os pratos do dia, sempre variáveis e sempre em torno da cozinha tradicional portuguesa.
Na minha visita, optei pelas tiras de vitela grelhadas no ponto, muito tenras e saborosas, apresentadas numa tábua, com arroz, feijão e batata frita.
Para mim, esta é uma das escolhas de eleição, mas também aconselho os lagartinhos, os secretos de porco preto ou mesmo a Posta à mirandesa, todos na grelha, e se preferir na pedra sempre se dirá que pode optar pelo naco ou pela picanha.
Todo o espaço evidencia bem a aposta de proprietário, que investiu na boa qualidade e funcionalidade dos equipamentos.
A sala, bem decorada e iluminada, apresenta também uma garrafeira com muito boas e diversificadas opções em várias gamas de preços.
Por último, não posso deixar de referir a rapidez e qualidade do serviço, bem asseguradas com muita simpatia pela equipa de sala, a Carina e o Salvador, e claro, sem esquecer os restantes elementos que “nos bastidores” garantem o sucesso deste conceito de Arlindo Ginha.

Última edição

Opinião