Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

O fim do Windows 7

2 de fevereiro de 2020
Partilhar

O Windows 7, um dos Sistemas Operativos mais fiáveis e populares da Microsoft de sempre, está com os seus dias contados, porque no dia 14 de Janeiro de 2020 chega ao fim o seu suporte dado pela Microsoft.

Cerca de 27% dos computadores mundiais tem o Windows 7 como seu Sistema Operativo e muitas são as dúvidas dos utilizadores, sobre o “fim” deste Windows.
A partir de 15 de Janeiro, uma notificação irá aparecer nos dispositivos com o Windows 7, e que vai ocupar a totalidade do seu ecrã, com uma clara indicação do fim da vida útil do Windows 7 e dos riscos de o continuar a utilizar.

Vamos então esclarecer algumas dúvidas:

• O computador vai deixar de trabalhar no dia 15?
Não. O que vai terminar são as atualizações de segurança. O computador continuará a trabalhar, mas mais exposto a nível de segurança.

• A atualização para o Windows 10 é grátis?
Não. Para realizar um upgrade do Windows 7 para o Windows 10, terá de comprar uma licença do Windows 10 e assim fazer a passagem de um sistema para o outro.

• Posso ter o Windows 10 no meu computador?
O Windows 7 é um sistema muito mais leve do que o Windows 10, por isso, para ter o Windows 10 no seu computador, os requisitos mínimos de Hardware são mais exigentes.

Aqui ficam os requisitos mínimos para ter o Windows 10 no seu computador:

1. Processador: Processador de 1 gigahertz (GHz) ou superior

2. Memória RAM: 1 gigabyte (GB) para a versão de 32 bits ou 2 GB para a versão de 64 bits

3. Espaço de disco rígido: 16 GB para a versão de 32 bits, 32 GB para a versão de 64 bits

4. Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com controlador WDDM 1.0

O que devo fazer antes de instalar o Windows 10?

Para além de confirmar se o seu dispositivo “aguenta” com o Windows 10, antes de fazer a atualização, deve fazer um Backup de todos os seus documentos para um disco externo ou para um serviço de Cloud.

Por vezes, estas atualizações não correm como o esperado e são vários os relatos de clientes que perderam as suas pastas e documentos importantes.

Um bom Antivírus substitui estas atualizações de segurança?

Todos os computadores devem ter instalado um software de proteção contra vírus ou malware, mas mesmo que tenha um sistema de proteção Premium, isso não vai proteger o sistema que vai ficar mais vulnerável sem as atualizações de segurança do Windows.

Para quem está nesta situação, o melhor será mesmo adquirir uma licença do Windows 10 ou então, se a carteira o permitir, comprar um computador novo já com a licença do Windows mais recente da Microsoft.

Última edição

Opinião