Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Estarei a avariar a bateria do meu telemóvel?

3 de dezembro de 2018
Partilhar

Um dos maiores problemas dos nossos telemóveis é a bateria, neste caso, a falta dela. Sempre que adquirimos um Smartphone novo ficamos com aquela sensação de tranquilidade porque a bateria dura e dura, mas ao longo dos tempos sentimos que a mesma bateria já não tem a mesma capacidade. Ao final de um ano verificamos que a mesma bateria já não dura tanto tempo como anteriormente e quando o telemóvel faz dois anos, a tendência é ir rapidamente comprar uma bateria nova.

No entanto, há vários procedimentos que pode fazer para prolongar o tempo de vida da sua bateria e do seu telemóvel:

Um dos maiores mitos que não desaparece, é que de vez em quando devemos deixar a bateria do telemóvel chegar aos 0%, para depois carregarmos até aos 100% para assim fazer um reset à memória da bateria. Este procedimento é totalmente errado. Devemos sim carregar a bateria mais vezes por dia antes que chegue aos 0%. Por isso sempre que tiver oportunidade, vá carregando o seu telemóvel.
Tente sempre manter o nível da sua bateria entre os 65% e os 75%. Segundo os especialistas, as baterias de lítio durarão muito mais tempo se estiverem entre estes níveis. Se não conseguir, pode também manter a bateria entre os 45% e os 75%.

Deixar o telemóvel a carregar durante a noite, é também um dos erros mais frequentes. As baterias de lítio não precisam de ser totalmente carregadas, nem é aconselhável fazê-lo, porque deixam a bateria num stress de voltagem muito acima dos 100%. Não é recomendável deixar o telemóvel a carregar durante a noite, porque eleva o aquecimento do mesmo, podendo danificar algum dos seus componentes. Sei que é difícil não deixar o telemóvel a carregar durante a noite, mas é bastante prejudicial.
Utilizar o telemóvel durante a carga também não é nada bom para a sua bateria.

Este procedimento vai descontrolar os ciclos de carga e isso é também prejudicial.
Por fim, evite deixar o seu dispositivo a carregar em zonas quentes. O aquecimento excessivo é o principal problema das baterias dos telemóveis.

Deixo aqui também uma aplicação que o pode ajudar a cumprir mais facilmente estes procedimentos.

Descarregue a App Du Battery Saver, que é grátis e fácil de configurar.Estas são algumas dicas para conseguir prolongar a vida útil da bateria do seu telemóvel. Lembre-se, quanto mais vezes conseguir executar estes procedimentos, mais vida útil terá a sua bateria.

Última edição

Opinião