Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Stream it's not a dream

4 de fevereiro de 2024
Partilhar

Com o mercado dos CDs ultrapassado pelo vinil, no que às vendas físicas diz respeito e a popularidade das plataformas de streaming, o Spotify, detentor, por assim dizer, de metade do volume do negócio digital nesta área, tornou-se uma fonte de rendimentos para artistas e bandas.
Muito poucas! Pouquíssimas na verdade!
Saberá cada um de vós quanto ganha um artista por ter uma música no Spotify?
Quando um artista coloca as suas músicas no Spotify, será remunerado por cada reprodução com base em royalties. O royaltie, na música, é o valor pago aos compositores, intérpretes e editores de música por cada reprodução ou execução das suas obras. Os royalties são uma forma de compensação pelos direitos autor e propriedade dos seus criadores.
Os royalties são pagos por uma variedade de fontes, incluindo:
- Serviços de streaming de música, como o Spotify, Apple Music e YouTube Music;
- Emissoras de rádio e televisão;
- Lojas de música, como o iTunes e a Amazon;
- Filmes, programas de televisão e outros meios visuais;
- Publicidade e outros usos comerciais.
O valor do royaltie é determinado por um conjunto de fatores que inclui o número de reproduções, o tempo das mesmas, o tipo de assinatura do utilizador do serviço e até a sua localização.
Estima-se que por cada reprodução (play), o artista receba um pouco menos de 0,004€, ou seja menos de 4 centimos a cada 10 reproduções. Se falarmos de uma banda com 4 elementos, representará menos de 1 cêntimo por músico. Se a distribuição digital estiver sob licenciamento de uma editora, este valor no mínimo será dividido por 2.
Então, os royalties a receber por uma banda nacional de 4 elementos, com contrato de licenciamento digital e 100.000 plays no spotify, cifram-se nuns incríveis e lastimáveis…45€ por músico.
O Spotify, empresa desenvolvida há 15 anos em Estocolmo, é a plataforma de streaming de música que tem mais reproduções, com cerca de 48% do total de plays em todos os serviços de streaming de música. Isso significa que os artistas que estão no Spotify têm mais chances de ganhar dinheiro com as suas músicas? Sim, “migalhas”!
Segundo o relatório Loud & Clear, da própria empresa, o streaming gerou mais de 20% de toda receita proveniente de gravações de músicas em todo o mundo.
Ainda no mesmo documento, a empresa divulgou ter pago perto de 40 biliões de euros de direitos de autor até 2022. Concretamente em 2021 e 2022 foram distribuídos 3 biliões de euros entre os músicos. Acontece que existem cerca de 200 mil artistas profissionais ou aspirantes a nível global no streaming mas apenas 5% deles receberam 100 mil ou mais euros.
Como alguém diria “são peaners”.
Portanto, apesar da relevância da plataforma, é importante notar que o valor dos royalties é muito reduzido e um artista precisa de ter um número enorme de reproduções para ganhar dinheiro que se veja.
Transportados para a realidade portuguesa, os factos descritos colocam os artistas nacionais fora deste campeonato.
Entretanto o Spotify lucrou 65 milhões de euros no 3º trimestre de 2023 e conta com mais de 600 milhões de utilizadores.
Taylor Swift, The Weeknd e Drake agradecem, os outros 199.000 artistas, nem tanto.

Última edição

Opinião