Anuncie connosco
Pub
Opinião
Gonçalo Oliveira – Actor
Gonçalo Oliveira
Actor

P'la caneta afora

OUTROS CARNAVAIS

2 de fevereiro de 2020
Partilhar

Aí está! Somos chegados à época das mascaradas e das mascarilhas!

Em Veneza paira no ar o romantismo e as escapadelas em esconsos canais e escondidos em gondolas tapados por mantos de fantasia, no Brasil é o Samba, na ilha Terceira são os Bailinhos, em Hollywood desfilam em carpete vermelha aqueles e aquelas que nos fazem sonhar ou nos mostram o mundo em que vivemos, mas que não queremos ver e cá pelo burgo continental lá temos que nos contentar com a palhaçada (sem desprimor para os verdadeiros e honrados palhaços!) político/partidária; ou entra Rio (já entrou) e sai Montenegro (já saiu) ou vamos lá todos Ká(n)tar e rindo; podemos também bailar ao som do bolero de Tancos ou rever sempre os episódios de um espírito santo Salgado ou fazer uma viagem à Madeira fazer uma viagem à garagem – único bem! – de Berardo!

Lá para os lados dos outros mundos Trump continua Trump e o Irão continua chamar-se Irão. Por enquanto cá continuamos na santa paz podre dos senhores. A ver vamos até quando!!!

Entretanto lá vamos aproveitando os saldos ou indo aos futebóis. Quem anda por casa vê telenovelas à noite, o Goucha ou a Cristina ou a Tânia ou a Júlia de manhã, em programas chamados de entretenimento, mas onde há muitas mortes por causa das crónicas criminais e coisas quejandas.

Nos telejornais lá se vai coscuvilhando a vida dos príncipes de Inglaterra, os golos do Ronaldo e ouve-se a Madona a cantar “Sôdade” de Cesária Évora sem perceber (até porque não se explica, nem tem tradução) o significado desse fado tão nacional que é a saudade. Vão morrendo uns e nascendo outros. Uns vivem bem e outros mal. Poucos comem tudo e não deixam nada.

E apetece perguntar: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades? Eu sei é que vim de longe. De muito longe. E o que andei para aqui chegar! E apetece-me perguntar: Para quê? Para assistir a todos estes carnavais?

Última edição

Opinião