Anuncie connosco
Pub
Opinião
Alexandra Bordalo – Advogada
Alexandra Bordalo
Advogada

Das Notícias e do Direito

Verão, férias e planeamento

2 de julho de 2023
Partilhar

Chegados ao Verão e celebrado o solstício anunciam-se dias de acentuada canícula e especiais dificuldades.
Se por um lado, o tempo quente é ansiado e cria expectativa de boas férias, requer, por outro lado, particular cuidado, com a saúde, o risco de incêndio, o consumo de energia e o desperdício da água.
É-me muito penosa a perspectiva de caminharmos inexoravelmente para a destruição do planeta, o aumento das temperaturas, do nível médio das águas do mar e a destruição das calotas geladas.
Portanto, ouçam-se com atenção as recomendações quanto ao uso da água, seja criterioso, dê o exemplo, siga o exemplo, poupe, reutilize.
Como? Use a água que sobra nos copos para regar as plantas, a do desperdício no chuveiro para a sanita, lave os dentes sem a torneira aberta. Use a água de lavagem dos vegetais e frutas para regar.
Não custa!
Recicle, reutilize, recicle.
Passe a roupa que não usa para terceiros. O mesmo com móveis, livros, brinquedos, acessórios.
Use os frascos de alimentos de compras (pickles, leguminosas, espargos, compotas) para guardar alimentos, levar saladas para o trabalho ou fazer uma instalação para plantas.
As embalagens de gelados são óptimas para guardar e usar quando oferece bolo a alguém, sempre deixa de reclamar pelo paradeiro dos bons tupperwares extraviados (passe a publicidade à marca).
Aquilo que o cansa, é novidade para outros.
Venda, leve para a feira da ladra, faça uma venda de garagem ou vá a uma de bagageiras. Ou publicite numa das muitas plataformas de usados.
Seja criterioso. Não vale a pena comprar só porque está barato e a seguir coleccionar monos e lutar contra a falta de espaço.
Enfim, há muito que podemos fazer e sem muito trabalho. Basta criar o hábito.
Doe o que não quer, doe também o seu tempo e criatividade.
Pode fazer voluntariado ou ser voluntarioso, e, por exemplo, cuidar daquele canteiro de beatas, onde pode plantar flores e plantas, criar um recanto verde e ajudar na produção de oxigénio.
Cuide-se e dos outros. As altas temperaturas e o Verão obrigam à hidratação, à protecção solar e a ter redobrados cuidados com o Sol e os raios UV.
Seja atento e esteja atento nas suas férias.
Está sem dinheiro para ir de férias? Informe-se e aproveite o que pode fazer por baixo custo ou mesmo de borla.
As festas e festarolas aqui estão, celebrações, feriados e romarias, o que não faltam são concertos, exposições, performances diversas, bailaricos e oportunidades de sair, ver, cantar, dançar.
Há inúmeras actividades gratuitas, entradas em museus, espaços públicos e muitos eventos culturais e musicais de acesso livre.
Volte a fazer a volta saloia, leve picnic, uma manta e regresse aos hábitos dos anos 70! Praia de manhã, pinhal ou mata de tarde.
Aproveite as férias para pensar, para se organizar, para tomar decisões.
Voltar a estudar, mudar de emprego, tentar outro tipo de vida, desestressar, criar novos hábitos.
Os dias longos e as noites quentes também se fizeram para pensar, ponderar e dar a volta à vida, fazendo escolhas e adoptando medidas.
E já agora, decida e escolha ser responsável pelas suas escolhas. Tome medidas, cuide do planeta, adquira bons hábitos e desenvolva novos.
E aproveite, tire partido do sol em Portugal e da luz de Lisboa.
Bom Verão e Boas Férias.
Cuide-se!

Última edição

Opinião