Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Lurdes Gonçalves, da START.SOCIAL - Cooperativa Sócio-Educativa para Desenvolvimento Comunitário

«Os portugueses são um povo Solidário»

30 de novembro de 2017
Partilhar

Nesta época do ano em que a solidariedade toca o coração de todos, o NL foi conhecer quem dedica o seu tempo a ajudar quem mais precisa. Lurdes Gonçalves, da START.SOCIAL - Cooperativa Sócio-Educativa para Desenvolvimento Comunitário, em entrevista, dá a conhecer o trabalho de intervenção social desenvolvido nos últimos 16 anos, no Concelho.

O que motivou a intervenção da START.SOCIAL no concelho de Loures?

A START.SOCIAL tem como Missão “Mais e Melhor no Desenvolvimento Comunitário”, surgiu em 2001, designada por CSEPDC-Cooperativa Sócio-Educativa para Desenvolvimento Comunitário.

É uma Cooperativa Multissectorial que desenvolve atividades no ramo da Solidariedade Social e de prestação de Serviços do 1º grau e sem fins lucrativos, nasceu há 16 anos na maior mancha de pobreza e exclusão social, às portas de Lisboa, na Quinta do Mocho, em Sacavém, Concelho de Loures.

Iniciámos a nossa caminhada, com o Programa “Companhia na Rua”, com a realização de atividades lúdicas e apoio escolar, os TPC`s das crianças eram corrigidos, na rua, nas bancadas do ringue da Urbanização Terraços da Ponte, pois não tínhamos sala para realizar as atividades.

Fomos crescendo, o que nos permitiu implementar várias Respostas Sociais e criar Serviços e Projetos de apoio à comunidade, como resposta às necessidades e problemáticas existentes.

Que respostas sociais são essas?

Hoje a START.SOCIAL, reúne um conjunto de Respostas Sociais consideradas tradicionais, financiadas através de Acordos de Cooperação com a Segurança Social, nomeadamente as creches “Crescer Saudável” e “O Vale Encantado”, assim como a Residência Sénior “Casa da Ponte”, as duas últimas inserem-se no Programa PARES, é um projeto intergeracional, designado por “Memórias que Ajudam a Crescer”. Existem ainda um conjunto de projetos e serviços apoiados, pelo IEFP, Banco Alimentar Contra a Fome, Movimento Zero Desperdício e pela União das Juntas de Freguesia de Sacavém e Prior Velho e ainda de algumas Empresas.

No âmbito da Inovação Social, a START.SOCIAL está a estruturar a sua intervenção com novos projetos sociais, de forma a combater as desigualdades, a exclusão social e a pobreza, tendo como base iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Para realizar estes projetos é necessário um ecossistema de capacitação e financiamento.

O Esperança E6G é um projeto vosso? Em que consiste?

O Projeto Esperança E6G, mais conhecido na comunidade por “Spot Mocho”, destina-se a crianças e jovens com idades entre os 6 e os 30 anos, é financiado pelo Programa Escolhas, embora haja algumas atividades/ações suportadas financeiramente pela START.SOCIAL, atual entidade Promotora/gestora.

O Projeto Esperança E6G visa, contribuir para a inclusão escolar e para a educação não formal, bem como para a formação e qualificação profissional, apoiar a inclusão digital; apoiar o empreendedorismo e a capacitação dos jovens.

Que atividades estão planeadas para o futuro?

A START.SOCIAL, é uma organização virada para a inovação social, neste sentido, desenvolve alguns projetos e eventos inovadores, tal como o nosso evento Km`Solidários, que consiste numa caminhada solidária, em que a verba angariada reverte para apoiar os projetos sociais. É organizada em parceria com Instituições locais (AMSAC, o SALTARICO, ABA, CECSSAC). O projeto “Bolsa 2Win” apoia os jovens universitários, com a comparticipação de 50% do valor bolsa, que apresentem carências económicas, como oportunidade para investir no seu percurso educativo. O Programa Férias Jovens +, consiste em ocupar os jovens dos 16 aos 24 anos, nas suas férias, através de uma Bolsa, cujo objetivo é a integração dos mesmos nas tarefas e rotinas da Organização.

A nível internacional somos parceiros da AIDGLOBAL, no projeto urbagri4womam, o qual visa promover a integração de mulheres migrantes na sociedade de acolhimento através de práticas inovadoras e iniciativas agrícolas urbanas. Envolve 7 Organizações de 7 países da União Europeia.

Para o futuro a START.SOCIAL já articulou com uma ONG na Guiné, para a implementação de um projeto no âmbito do pré-escolar.

De que forma, se pode apoiar a START.SOCIAL?

A participação da Sociedade Civil é fundamental na vida das Organizações do 3º Setor, sabendo que as necessidades, são sempre superiores aos recursos existentes, neste sentido damos a conhecer algumas formas de apoiar a START.SOCIAL, podendo fazê-lo através da entrega de géneros alimentares, de donativos para o nosso NIB 000700000045579407723, através da consignação do IRS (NIF: 505391198) e também pela via do voluntariado, para ser voluntário basta apenas enviar um email para: voluntariado.start.social@gmail.com.

Como será o natal das vossas crianças e famílias?

A época natalícia na nossa Organização é sempre festejada com muita alegria e compaixão. As Creches irão ter a sua tradicional festa de natal, juntando cerca de 115 crianças, com um espetáculo musical, seguindo-se a entrega das lembranças. O Projeto Esperança terá a sua festa de natal, juntando cerca de 60 crianças/jovens, uma festa recheada de surpresas, teatro, música, dança e muito mais, seguidamente receberão as tão desejadas prendas, que nós tentamos que se transformem em sorrisos e desejos concretizados. Os Cabazes de Natal para as nossas famílias não podem faltar, iremos distribuir cerca de 60 cabazes, recheados e adequados à época Natalícia.

Que mensagem deixa nesta Quadra natalícia?

Nesta quadra natalícia faço um desafio a toda a Sociedade Civil, sabendo que os Portugueses são um povo solidário, e sabendo que o Natal é sempre uma época em que precisamos de mais apoio financeiro, estamos disponíveis para receber brinquedos novos e géneros alimentares, na nossa Creche O Vale Encantado, em Santo António dos Cavaleiros ou através do contacto: 212429069.

A todos os nossos Clientes, Sponcers e Patrocinadores votos de um Excelente Natal!
Em especial aos Órgãos Sociais e Colaboradores da START.SOCIAL, porque são uma equipa fantástica e solidária, desejos de um Natal recheado de Alegria, Paz e Prosperidade!

 

Denizio Boaventura

Última edição

Opinião