Anuncie connosco
Pub
Opinião
Rui Pinheiro – Sociólogo
Rui Pinheiro
Sociólogo

Fora do Carreiro

Sacavém: Metropolitano por um canudo?

3 de dezembro de 2023
Partilhar

São já muitos anos de reivindicação da extensão das linhas do metropolitano em direcção às zonas norte e oriental do Concelho de Loures.
Sucessivos governos e consecutivas administrações do Metropolitano de Lisboa foram encontrando sempre desculpas e pretextos para não fazerem o que tem sido feito em todas as capitais europeias, que é ter meios de transporte robustos que garantam a ligação entre a Cidade-Capital e a sua periferia, onde residem a maioria dos trabalhadores e estudantes, os utentes da saúde e de outros serviços públicos centrais.
É o que faz sentido com o modelo de desenvolvimento económico, social e territorial que Portugal adoptou e que tão fortemente se expressa nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Contudo, à revelia do que acontece com os “modelos europeus” que tanto por cá se elogiam e propalam como formas infalíveis e superiores de fazer, neste particular – dos transportes públicos e das extensões metropolitanas dos metropolitanos – em Lisboa tem sido mantida a situação contrária ao que aparentemente é recomendável e modelar.
Alegadamente, o PRR viria trazer uma ajuda decisiva para a chegada do Metropolitano a Loures e Sacavém e, assim, não apenas chegar a duas áreas populacionais significativas, como puder aproximar-se da faixa habitacional S. João da Talha, Santa Iria de Azóia, Póvoa de Santa Iria e Alverca e a norte puder encaminhar-se, no futuro, a Venda do Pinheiro e Malveira. Esse, sim, seria um projecto com visão e, portanto, com futuro, bem como de resposta às necessidades de qualidade de vida das populações, de ordenamento do território e de melhoria ambiental.
A verdade é que o projecto de metropolitano de superfície para Loures, parece ser o único que pode vir a acontecer, num “desenho” sem ambição social, económica e territorial e de duvidoso interesse para a deslocação da massa de passageiros que precisa movimentar-se entre Lisboa e Loures, uma vez que o seu percurso desenvolve sobretudo a ligação entre Loures Norte e Loures Ocidental, com passagem por Odivelas.
O metropolitano para Sacavém que, supostamente, teria um dedicado padrinho, tutor, cuidador e impulsionador (?), parece preparar-se para ser visto… apenas por um canudo. Loures, mas especialmente Sacavém, mereciam mais e melhor.

Última edição

Opinião