Anuncie connosco
Pub
Opinião
Ricardo Andrade – Comissário de Bordo
Ricardo Andrade
Comissário de Bordo

Opinião de Ricardo Andrade

Parabéns Loures!!

5 de agosto de 2023
Partilhar

Todos os municípios têm os seus momentos especiais, as suas datas marcantes. No caso de Loures, o dia 26 de Julho é o dia do Município.
Nesse dia muita coisa acontece e vários são os eventos de comemoração onde todos têm a oportunidade de celebrar não apenas o dia mas também aquilo que de bom tem o Concelho de Loures.
O hastear da bandeira nos Paços do Concelho e diversos outros momentos são oportunidades de manter viva a memória do Concelho bem como permitir “bater no peito” com orgulho por todo um percurso de uma terra especial.
Há muitos anos que, para mim, a cerimónia das Condecorações Municipais é o ponto alto deste acto justo e merecido de celebrar o que é nosso.
Nessa cerimónia enaltecemos os nossos, aqueles que se distinguiram e que marcaram a diferença na nossa comunidade.
Como em tudo há sempre oportunidade para não estarmos de acordo quanto a quem deveriam ou não ser os homenageados ou à forma como a mesma deveria ser feita a dita cerimónia.Não me vou focar em críticas mas sim no que é mais relevante e importante que é marcar pela positiva um momento referência no nosso Concelho.
Para isso tenho que referir que a Câmara Municipal merece os parabéns pela forma digna como procurou distinguir os seus, não se prendendo a conceitos espúrios de reduzir o número de homenageados por uma qualquer teoria de que “menos é mais” ou de de que para valorizar as distinções não se poderiam premiar muitos. Felizmente que essas teorias “iluminadas” já ficaram para trás na espuma dos dias de outros a quem a história já fez questão de fazer justiça.
Tenho ainda que dar nota positiva à forma como a Comissão das Condecorações, composta por distintos lourenses, continua a decidir, por unanimidade, quais aqueles que, em cada momento, são merecedores deste elogio máximo por parte do município.
Mas mais do que tudo tenho que deixar um enorme elogio aos homenageados deste ano… um conjunto de mulheres, homens, instituições, projectos de elevada qualidade que com as suas histórias foram construindo a história de Loures e foram fazendo com que as características ímpares das gentes da nossa terra não ficassem esquecidas a cada dia que passa.
Um terra de gente distinta, humilde, , digna, trabalhadora e esforçada não pode apenas distinguir quem tem medalhas ou distinções fora dos “muros” do Concelho mas tem sim que dar também vivas aos que com pequenos grandes exemplos marcam no dia-a-dia o percurso de milhares.
Que bom foi ver os órgãos municipais a distinguirem percursos de vida mais e menos públicos mas que tocaram…todos sem excepção…de forma indelével, os corações daqueles com quem contactaram. Que magnífico que foi ver exemplos de humildade e de abnegação a serem merecidamente distinguidos. Que maravilhoso que foi ver aquelas mais de duas dezenas de “obrigados” em forma de condecoração a serem dados a quem nunca pediu distinções além da satisfação de ajudar a sua comunidade. Que recompensador que foi ver os vizinhos e famílias a assistirem ou receberem aqueles abraços fraternos de reconhecimento.
Para quem como eu acompanha há largos anos a nossa história colectiva, é motivo de enorme agrado poder acreditar, ao assistir à cerimónia de Condecorações Municipais deste ano, que o tempo está a corrigir injustiças do passado e que voltámos a ser nós mesmos não condicionado as homenagens a quaisquer critérios meramente eleitoralistas ou oportunistas ou a ideias elitistas de quem nem todos merecem ser reconhecidos publicamente. O mérito a quem o tem deveria ser o único critério de atribuição de uma distinção.
Assim sim…podemos cumprir aquilo que é o verdadeiro bater do coração do nosso Concelho.
Assim sim… podemos gritar bem alto e aos quatro ventos:
“Parabéns Loures”!!!

Última edição

Opinião