Opinião de Ricardo Andrade
Festival do Caracol Saloio... o próximo desafio!!
2 de julho de 2023
Partilhar
Terminaram os chamados “meses com r”. Com isso chega uma das iguarias mais desejadas em Portugal e em especial em Loures.
Sim... os caracóis estão aí e com eles Loures abre, mais uma vez as portas, para o Festival do Caracol Saloio onde o nosso Concelho se torna um dos locais de maior atracão no nosso país.
Mas falar do Festival do Caracol Saloio tem de ser também ter a coragem de tocar em algumas “feridas” como fiz em Junho do ano passado, ao apontar algumas hipóteses de caminhos a seguir no percurso futuro deste certame que a todos nos orgulha.
Sim... é sempre bom termos orgulho no nosso passado. Mas na mesma medida julgo ser essencial termos a coragem de tentar que o futuro seja mais risonho e com maiores possibilidades de atingir os nossos sonhos.
Se no meu artigo de Junho de 2022 falava sobre o que seria uma mudança de local e até de paradigma hoje posso escrever que essa mudança foi, globalmente, um sucesso comprovado por todos os que em 2022 foram ao Festival e puderam desfrutar de um conceito novo na história deste evento referencia em Loures.
É obvio que nem tudo foi perfeito mas acredito, ainda mais hoje do que no passado, que o caminho traçado é o que mais nos aproxima de atingir um Festival do Caracol Saloio de excelência.
Cabe agora a todos nós, organização e população em geral, conseguir sedimentar este conceito nunca perdendo de vista essa coragem que temos dentro de nós de lutar por aquilo que almejamos... sermos diferentes para melhor.
Cabe a todos tentar que o Festival do Caracol Saloio não se feche em Loures. Cabe a todos lutar para que a Rota do Caracol tenha ainda maior dimensão abrindo as portas a um Festival global e estendido no espaço territorial do Concelho aumentando ainda mais o número de visitas ao nosso Concelho e tornando o certame não apenas um evento isolado mas sim um dos esteios essenciais de uma estratégia de comunicação e de um verdadeiro plano de turismo arrojado e vencedor que permita a Loures competir com outros Concelhos da área metropolitana de Lisboa.
Porquê?
Porque se há coisa que sabemos em Loures é que não somos menos do que ninguém. Porque se há coisa que os Lourenses sabem é que temos tudo para ter tudo. Porque se há coisa que sempre aprendemos é que não devemos ter medo de sonhar.
Por isso penso que temos que ter o arrojo de assumir que neste e nos anos vindouros estamos perante o próximo desafio para o Festival do Caracol Saloio e esse é o desafio de deixarmos de estar presos ao passado e de podermos verdadeiramente consolidar Loures como a única e verdadeira Capital do Caracol, honrando toda uma história feita por homens e mulheres de referência e até mesmo por estabelecimentos comerciais de excelência.
Vamos a isso?