Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Pedro Domingues – Professor
João Pedro Domingues
Professor

Opinião de João Pedro Domingues

Aproximam-se as Autárquicas

7 de outubro de 2024
Partilhar

Estamos, neste momento, a menos de um ano das próximas eleições autárquicas. E, face à limitação de mandatos a que os Presidentes estão sujeitos, haverá forçosamente alterações na composição de algumas Câmaras Municipais do país, e, muito especialmente, nas Câmaras inseridas na área metropolitana de Lisboa.
As Câmaras Municipais de Sintra, Cascais, Amadora, Mafra, Montijo e Palmela, terão novos inquilinos, dado que os atuais Presidentes, ou já renunciaram ou não se poderão recandidatar. Assim, o mapa político autárquico na AML pode ter uma nova configuração, e por maioria de razão, ter novo presidente no Conselho Metropolitano e um novo Primeiro Secretário metropolitano.
Em Loures, Ricardo Leão pode e deve, direi eu, voltar a candidatar-se, e prosseguir o excelente trabalho que tem desenvolvido, assim a população lhe reconheça todo o desenvolvimento que tem ocorrido um pouco por todo o Concelho.
E, permitam que relembre algo que já escrevi há alguns meses, e que se consubstanciava numa pequena frase: prometer e cumprir.
Em jeito de graça, refiro que em reuniões da Câmara, a CDU rejeitou, como de resto acontece em inúmeras ocasiões, alguns projetos e algumas obras, por, segundo os comunistas, serem promessas de campanha do senhor presidente e, por conseguinte, não poderem estar de acordo com as mesmas.
Infelizmente, todos sabemos que por vezes há excessos nas promessas assumidas em campanha, e que após a eleição, não se podem ou não se conseguem cumprir, por impossibilidade ou por incompetência (veja-se o caso do atual governo).
Em Loures, para grande desapontamento da oposição, tal não se verifica, pelo que deve ser valorizado o trabalho e a atitude de quem se preocupa em cumprir os compromissos assumidos com a população.
Em Loures, era mesmo preciso fazer o que não tinha sido feito, porque o tempo não para e as oportunidades, como o PRR, não se podem desbaratar.
A tão desejada, mas sempre adiada Variante Urbana de Loures será inaugurada ainda este ano. O Centro de Saúde dos Tojais será inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano. Foi já adjudicada a construção dos novos Centros de Saúde de Camarate e Bobadela.
A Construção da nova Escola da Portela de Azóia está em grande ritmo. A requalificação da Escola da Covina está concluída. A construção da nova escola nº. 5 de Camarate já está em andamento. Estão já adjudicadas as requalificações das escolas do Infantado, da Gaspar Correia e Maria Veleda. Está igualmente adjudicada a construção do Complexo Desportivo Municipal no Infantado. A ponte de Palhais já está em construção. Estes são somente alguns exemplos.
E não se pode esquecer o forte investimento que se está a fazer em termos de Habitação, transportes públicos e na área social.
Como sempre referi, porque é fundamental para a credibilidade da classe política, e neste caso dos autarcas, quando se promete deve-se sempre cumprir, mesmo que nem sempre a oposição concorde.
Quero crer que, no próximo ato eleitoral, muita coisa pode mudar no país e na área metropolitana de Lisboa, muita alteração se pode vir a sentir, mas, em Loures, acredito que a atual política autárquica se consolidará e que o desenvolvimento do concelho continuará a ser uma realidade, porque a população o vai reconhecer, e não quererá voltar à letargia e à inoperância de um passado recente.
E tudo isto, porque se prometeu e se está a cumprir.

Última edição

Opinião