Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

TirÓguito

9 de setembro de 2024
Partilhar

Não se assustem com o nome porque, na verdade, este resulta apenas de uma brincadeira de um dos clientes do anterior espaço onde um dos atuais sócios exerceu a sua atividade e que por ser bom cliente de largos consumos assim o apelidou.
Com efeito, o “TirÓguito”, advém de uma corruptela linguístico-humorística com o nome do Tiago, ou como é mais conhecido, o Tiaguito e que “alegadamente” cobraria mais do que a conta no final das refeições.
Ora, de “Tiaguito” a Tiraguito (a meu ver a mais adequada e harmoniosa chalaça) foi um passo, que depressa chegou a TirÓguito.
Assim, e para não “arcar exclusivamente com as culpas”, empreendeu com o seu atual sócio Sérgio Pereira, este novo projeto, bem no coração da cidade de Loures, ao lado do edifício da Câmara Municipal.
Ambos são detentores de uma vasta experiência na área da restauração e conhecem muito bem este “mercado” na cidade de Loures.
Posicionaram-se então numa das melhores artérias da capital do concelho, onde dispõem, não só de um ponto em franca expansão, como de um dos mais privilegiados espaços de esplanada em área pedonal.
Aqui, podemos encontrar a mais diversificada ementa, baseada não apenas numa grelha de qualidade em termos de carne e peixe das melhores proveniências e qualidades, mas igualmente numa cozinha de matriz tradicional com excelentes referências dignas de prova.
Na circunstância, e no dia em que fiz esta visita, não resisti a uma saborosíssima Massinha de Garoupa com camarão e que vos recomendo vivamente.
O peixe, na consistência exata para proporcionar toda a plenitude das suas características, é muito bem ligado com a massinha - no ponto certo de cozedura - e que faz jus ao verbo nadar, desafogadamente, no bem apaladado molho com todos os seus condimentos a marcar sumptuosa presença.
Esta é uma das suas principais referências desta casa, mas a vossa visita não pode ficar indiferente às restantes especialidades que a Chef Raquel - esposa do Tiago - prepara diariamente.
E aqui é que se dificulta a escolha.
Pois, desde as cataplanas de Cabrito ou Garoupa, ao Naco de vitela com arroz de farinheira, passando pelo Arroz de Tamboril ou Açorda de Gambas, para já não falar dos simples Bifinhos aux Champignons ou o “original” Choco Frito à Setubalense, tudo aqui merece uma oportunidade e que nos delicia a ponto de não nos importarmos de que nos “tirem o guito”…
Em suma, vale a pena experimentarem e fazerem a vossa própria avaliação e face da qualidade da comida e dos preços praticados.
Depois, tanto o Tiago ou o Sérgio, no seu habitual profissionalismo sabem muito bem como receber e agradar aos seus clientes.

Última edição

Opinião