Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

Dente d'Alho

3 de fevereiro de 2025
Partilhar

O Restaurante Dente d`Alho foi durante algum tempo uma referência na localidade do Pinheiro de Loures e que veio entretanto a encerrar as suas portas durante alguns anos.
Há cerca de um ano um amigo em comum terá juntado o português Fernando Fernandes e o brasileiro Fernando Almeida que ambicionavam individualmente e por razões diferentes abrir um restaurante.
O primeiro é detentor de uma vasta experiência na restauração, tendo trabalhado nos finais dos anos 90 neste mesmo estabelecimento, mas que depois foi desenvolvendo as suas competências em conhecidas casas do concelho como Chef, e ambicionava ter o seu próprio restaurante.
O segundo, chegou do Brasil há cerca de 3 anos, é enfermeiro e pretendia experimentar outra área de atividade, quando se decidiram avançar nesta experiência.
Assim, o Fernandes a chefiar a Cozinha e o Almeida a orientar a sala, estes dois Fernandos lançaram-se então nesta aventura e reabriram o espaço do Dente d´Alho em setembro de 2023.
É uma sala ampla e espaçosa bem iluminada e que se ajusta ao conceito de cozinha tradicional portuguesa e que todos os dias apresenta cerca de 3 pratos de peixe e outros tantos de carne na ementa do menu, que está disponível aos almoços dos dias de semana por 11 euros.
Para além desta variedade de pratos no menu, apresenta ainda outras opções fixas à carta e pelas quais poderá optar em alternativa, mas também aos jantares e ao fim de semana.
Desta lista constam várias especialidades como o Polvo e o Bacalhau à lagareiro, o Arroz de Tamboril ou Açorda de gambas mas com alguma saída temos o Bacalhau à casa e o Bife à Dente d´Alho.
No dia em que visitei o Dente d´Alho, entre o Bife de Atum com cebolada ou os Carapaus com molho à espanhola, ou entrecosto no forno, optei por um Arroz de Pato, muito saboroso e bem servido e não me arrependi.
Depois fechei com um delicioso Bolo de Bolacha caseiro, equilibradíssimo no doce e no sabor a café, como já não comia há muito tempo.
De acordo com o Chef Fernando Fernandes as sobremesas são todas caseiras e preparadas com o mesmo cuidado dos outros pratos.
Confidenciou-nos que prepara uma cabidela, uma feijoada ou mesmo um cozido à Portuguesa com o mesmo prazer que coloca em qualquer outro prato tal é a sua paixão pela cozinha.
Trata-se assim de um espaço simpático e familiar que vale a pena experimentar e que tem um serviço rápido e eficiente.
De salientar que a relação qualidade/preço do menu é também muito agradável.

Última edição

Opinião