Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

CARVÃO DE SOBRO

8 de julho de 2024
Partilhar

É em plena praça central da Urbanização do Real Forte, em Sacavém que podemos encontrar o restaurante “Carvão de sobro”.
A origem do seu nome vem do carvão produzido com madeira de sobro.
Ora, para quem não conhece a palavra “sobro”, vem de sobreiro, cuja lenha é utilizada conjuntamente com a de “azinho” ou azinheira na produção de carvão vegetal.
Como é sabido, o sobreiro é uma das árvores características das vastas paisagens alentejanas, província de onde são originários os dois irmãos Rui e Gonçalo, os responsáveis pelo restaurante que hoje viemos visitar.
Assim, por alturas da Expo98, Rui Rodrigues, conjuntamente com alguns conterrâneos de Évora, abre o snack-bar Carvão de Sobro, inspirados neste ex-libris do Alentejo.
Pouco tempo depois o Rui fica sócio maioritário e convida para trabalhar como gerente o seu irmão Gonçalo, que aqui se encontra há 17 anos. O primeiro a orientar a cozinha e o segundo a orientar a sala
Os dois têm vindo a desenvolver este agradável espaço com esplanada que se pauta, essencialmente, pelos pratos de cozinha tradicional portuguesa.
Está aberto todos os dias, e em cada um deles tem diferentes pratos do dia.
Para além disso tem à carta essencialmente as carnes na grelha, e também como referências no peixe o polvo á lagareiro e em arroz bem como o bacalhau à Brás ou à lagareiro.
A feijoada e o cozido são igualmente pratos de referência com bastante procura.
No meu caso concreto, visitei o espaço a uma sexta-feira, dia fixo para servir uma feijoada à brasileira e não pude deixar de experimentar esta especialidade, tendo concluído a refeição com um leite creme queimado no momento.
De salientar que com a época estival que se avizinha a sua esplanada convida a uma das muitas e variadas saladas, bem como à bela da sardinha assada.
Uma nota para a agradabilidade da decoração da sala e para a variada garrafeira de que dispõe.
Para alem disso, o serviço é rápido e eficiente com uma equipa de 6 pessoas na cozinha e 7 na sala, sabem, com simpatia, como cativar os clientes.

Última edição

Opinião