Gastrono.minhas
Adega Courense
7 de abril de 2024
Partilhar
A localidade de Pirescoxe fica situada em Santa Iría de Azóia e é conhecida pelo seu “Castelo”, que se ergue em posição dominante numa espécie de promontório e de onde se pode contemplar o curso do rio Tejo.
Mas na verdade esta construção do século XV, trata-se, na realidade, duma mansão senhorial, acastelada, típica da nobreza de Portugal em finais da Idade Média.
Ainda assim o seu estilo pitoresco envolvido por um agradável jardim, constitui um espaço de referência e de atração na freguesia.
É aqui, na Urbanização edificada à sua volta que se situa a nossa proposta de hoje.
A Adega Courense, como o próprio não deixa dúvidas, é um restaurante fundado por dois orgulhosos minhotos, naturais de Paredes de Coura e que, à semelhança de tantos outros, cedo se lançaram à aventura em Lisboa à procura de oportunidades.
Joaquim Nogueira e sua esposa Conceição, depois de um percurso comum sempre ligado à restauração noutros estabelecimentos, perto de 2015 lançaram-se num negócio próprio e que traduzisse a sua paixão pela boa comida tradicional Portuguesa.
E assim abriram a Adega que cedo foi conquistando clientela, não apenas a originária das indústrias e serviços da área envolvente, mas, fundamentalmente, ao fim do dia e aos fins de semana, dos moradores daquele Bairro e dos envolventes.
É fácil gostar-se deste espaço pela agradabilidade da sala luminosa, e pela simpatia do Joaquim e da equipa de sala, mas principalmente pela rapidez do serviço que tanto agrada aos clientes.
Consultada a vasta lista à base de carnes de qualidade e alguns peixes para grelhar, optei por uma das especialidades da casa, - uma Posta da vazia de novilho grelhada regada em abundante azeite e alho, com grelos e batata a murro -, e que em ponto médio mal passado, cedo revelou a extrema qualidade e sabor da carne.
Enquanto me deliciava, foi impressionante a quantidade enorme de travessas com Bacalhau à Minhota que desfilavam na sala em direção à maioria das mesas, o que revela que é outra das especialidades mais escolhidas.
Para terminar, fechei com um saborosíssimo Bolo de Bolacha caseiro, - com bolacha – como já vais sendo raro encontrar (já que a maioria dos restaurantes opta por soluções industriais).
A Carta oferece um variado leque de opções disponíveis, não apenas na comida mas também ao nível da garrafeira e a preços acessíveis.
De entre as especialidades destacam-se a Cabidela de pica-no-chão, (apenas por encomenda) e aos sábados o cabrito assado no forno e aos domingos Cozido à Portuguesa, mas também pode optar por uma das muitos tipos de carnes para grelhar, pelo Polvo ou bacalhau à lagareiro, ou até mesmo Francesinhas.
Em suma, um espaço acolhedor, com cozinha descomplicada e merecedor de uma visita.