Gastrono.minhas
A nova "Nova Loures", by petiscos do Gémeo
11 de dezembro de 2024
Partilhar
Nova Loures é um nome de referência na cidade de Loures de um estabelecimento situado próximo da Biblioteca Municipal José Saramago e que tem vindo ao longo dos anos a mudar a sua gerência.
Várias têm sido as explorações e o conceito aqui apresentado.
E desta vez chegou a oportunidade de Tiago Rodrigues, um jovem de Montachique, que toda a vida teve o sonho de ser cozinheiro.
Fez uma vasta formação na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa e com alguma experiência acumulada em várias casas de referência do concelho, lançou-se há cerca de 3 semanas nesta aventura mais central, depois de ter trabalhado na Murteira com o Petiscos do Gémeo.
Assim, após ter estado como assistente de cozinha do conceituado Restaurante lisboeta Eleven, apostou no seu próprio negócio, e trouxe consigo um colega desse espaço, bem como um amigo de infância, que com ele colaboram na confeção dos pratos.
Aqui, procura manter a base de cozinha tradicional portuguesa, conferindo-lhe um toque de modernidade e inovação na apresentação, assente na sua experiência profissional, incluindo-os num conceito com pratos do dia a preços acessíveis.
E para além disto, procura manter igualmente o conceito dos petiscos que já praticava no anterior espaço e que lhe davam nome.
No dia em que aqui vim almoçar fui surpreendido à entrada por duas especialidades surpreendentes a não perder. A morcela de arroz com compota de ananás, queijo chévre e rebentos de ervilhas, e o sensacional Pica-pau de bacalhau, onde este fiel amigo é apresentado em pequenas bolinhas fritas e dispostas numa cama de cebola e pimento e acompanhadas de batata frita.
Em seguida e como prato principal, experimentei um extraordinário arroz de pato tão bem apresentado, quanto apaladado e que também recomendo.
O Tiago todos os dias apresenta várias propostas diferentes na ementa, mas é nos petiscos que encontramos algumas das suas melhores especialidades.
Para além das entradas acima referidas, podemos encontrar os ovos rotos, os peixinhos da horta, os pimentos padrón, as tradicionais moelas, ou os camarões ao alho, entre outros.
Uma nota interessante é que os pratos onde serve estas especialidades são de autoria de Clara Santos, uma artesã da Ericeira e que confere um toque de cor e originalidade aos petiscos.
É um espaço agradável e com um serviço rápido e que destaca pela qualidade e pela forma diferente e criativa como a comida é tratada.
O Nova Loures do gémeo Tiago merece, assim, uma visita.