Ninho de Cucos
Mogwai - The Bad Fire
3 de fevereiro de 2025
Partilhar
O décimo primeiro álbum de estúdio da banda escocesa Mogwai intitulado “The Bad Fire”, gíria que os escoceses utilizam para a palavra inferno, foi lançado no dia 24 de janeiro.
O anúncio do novo trabalho, ocorrido em outubro passado, revelou-nos os temas “God Gets You Back” e “Lion Rumpus”, partilhados no mesmo dia.
As canções de “The Bad Fire” gravadas no estúdio Chem 19 Studios em South Lanarkshire, terra natal da banda com a produção de John Congleton (produtor de Lana D’el Rey, St Vincent e Franz Ferdinand) refletem em boa parte as vivências dos Mogwai nos últimos tempos e também talvez daí o título do álbum.
A obra descreve traumas pessoais como o vivido pelo teclista Barry Burns, um momento extremamente difícil quando a sua filha esteve gravemente doente e recebeu um transplante de medula óssea com um duro tratamento de quimioterapia para combater um cancro.
Felizmente a criança de 7 anos está bem e isso foi comemorado na mistura de synth-pop, rock e dreampop de “God Gets You Back”, faixa de abertura do novo disco.
Os Mogwai que vinham do álbum “As Love Continues” de 2021, no qual o quarteto atingiu o top britânico, mostram em “The Bad Fire” a complexidade musical e o amadurecimento artístico pelo qual cada músico passou e como tal se projeta na identidade musical da banda.
O instrumental “Pale Vegan Hip Pain” é absolutamente emocionante.
Já “18 Volcanoes” coloca no ar o shoegaze dos My Bloody Valentine no ar, sem vergonha e com muito orgulho numa banda que será referencial para os Mogwai.
“Fact Boy” nos seus 7 minutos, soa como os créditos finais de um filme de ficção científica.
Claro que continuamos perante as descargas noise instrumental típicas dos Mogwai e do seu do post-rock, as músicas longas, intensas e com vocação de transe catártica nos espetáculos ao vivo tão apreciados, mundo fora de uma banda que completa 30 anos e que continua a transportar a bandeira do seu país para onde quer vá.
As paisagens sonoras melancólicas e ultra sensíveis a que os Mogwai nos habituaram continuam lá, maturadas pelo tempo e aprendizagem de vida, numa música que é por vezes difícil de explicar e talvez mais fácil de experienciar.
“The Bad Fire” merece bem essa oportunidade.
Os Mogwai têm uma tournée pela Europa e America que começa precisamente este mês e dura até maio. Infelizmente sem datas marcadas para um regresso a Portugal.