Ninho de Cucos
HORSEGIRL - PHONETICS ON AND ON
3 de março de 2025
Partilhar
As Horsegirl são um trio de Chicago formado em 2019 por Nora Cheng, Penelope Lowenstein e Gigi Reece.
A banda, apaparicada desde cedo pela imprensa, acabou por assinar um contrato com a editora Matador, ainda antes do lançamento de qualquer material .
O look naif da banda e o facto de se apresentarem como as três melhores amigas, muito contribuiu para essa hype, mas é mesmo nas músicas desconcertantes construídas à guitarra elétrica, baseadas no estilo C86 (das bandas inglesas indie dos anos 80), nos Sonic Youth de Kim Gordon (assumidamente uma das principais referências das Horsegirl), dos Yo La Tengo, dos Pavement, dos Velvet Undergrounf e dos Stereolab sem os synths, que está o trunfo destas meninas, disponibilizado ao público num primeiro capítulo em 2022, intitulado “Versions of Modern Performance” e em substancial crescendo com a edição do segundo álbum “Phonetics On and On”, lançado no passado mês de Fevereiro.
Neste trabalho as Horsegirl contam com a produção de Cate Le Bon (reconhecida compositora e produtora) que tem o mérito de domar uma certa ansiedade juvenil do trio e sem descaracterizar, o coloca pronto para os desafios da idade adulta enquanto banda indie pop rock do séc XXI.
Contagiante o tema “Where'd You Go?” abre o álbum a falar de despedida agora que o trio trocou Chicago por Nova York, onde Penelope e Nora frequentama faculdade de inglês . E esse tom de mudança é particularmente notório e melancólico em “In Twos”.
No entanto percebe-se acima de tudo, a diversão das 3 amigas, em pérolas fáceis e de andamento descomplicado como “Well I Know You're Shy” e “Switch Over” que soam aos primórdios dos Pavement e dos Sonic Youth, nas suas canções mais ingénuas de bate pé. E a diversão continua em “Information Content”, para algo mais intímo no tema “Frontrunner”, de letra reflexiva sobre esperar por alguém.
O trio Horsegirl consegue em “Phonetics on and on” falar de sentimentos e de acontecimentos reais de maneira muito simples e é nesse despojamento literário e de arranjos musicais que muito assenta também a frescura e consequente sucesso da banda que andará pelo mundo nos principais festivais do próximo verão.
As Horsegirl atuam no Festival Primavera Sound-Porto, em Junho.