Ninho de Cucos
Christopher Owens - I Wanna Run Barefoot hrough Your Hair
4 de novembro de 2024
Partilhar
Tentar identificar o maior problema na vida de Christopher Owens é mais ou menos como tentar encontrar uma agulha num palheiro, tantas e tamanhas são as adversidades que tem enfrentado durante a sua existência.
Natural da Florida onde nasceu em 1979, o músico Christopher Owens, filho de pai e mãe ativamente envolvidos na seita dos meninos de deus, não propriamente um exemplo de boa reputação, passou a infância a vaguear, sem qualquer rumo.
Viveu no Porto Rico, Ásia e Europa onde se iniciou como músico de rua.
O regresso aos Estados Unidos, mais precisamente a São Francisco, já aos 25 anos, levou-o para o mundo das drogas duras e a formação da sua primeira banda, Holy Shit,
Em 2007, em conjunto com Chet Jr White começou a trabalhar no projeto Girls que se tornaria tão icónico quanto de culto, documentado por 2 álbuns e EPs lançados entre 2009 e 2011, desta banda indie rock que cessou atividades em 2012, devido às constantes alterações line-up do desagrado de Christopher Owens.
Nessa mesma data Owens inicia a carreira a solo com o lançamento do longa duração “Lysandre”, ao qual se seguem em 2014 “A New Testament” e “Chrissybaby Forever” em 2015.
Mas para além do filme atribulado de infância, adolescência e entrada na idade adulta de Owens, guardadas estavam as tragédias mais marcantes para os anos vindouros.
Em 2017 Christopher Owens foí vítima de um grave acidente de mota contra um SUV que o colocou de coma.
Seguiram-se o fim do relacionamento, o despedimento do trabalho, a perda do seu apartamento, a morte do gato e o roubo da sua guitarra favorita. Tentou contactar então o seu colega da banda Girls, Chet Jr White no sentido de poder reunir novamente o grupo. Chet Jr White morreu pouco depois, aos 40 anos.
É neste ambiente de tragédia, fragilidade física, sem abrigo ou a viver num carro e devastação pessoal que nasce e se desenvolve “I Wanna Run Barefoot Trough Your Hair”, lançado no passado mês de Outubro.
As dez canções do álbum tinham tudo para se revelarem como um manifesto de depressão e miserabilismo do músico americano, só que e felizmente, nem por isso.
Christopher Owens, traz em "I Wanna Run Barefoot Through Your Hair" um álbum que expande ainda mais a sua marca: vulnerabilidade emocional, sim, adornada por melodias simples, mas cativantes, também.
O disco inclui elementos folk, indie rock e psicadélicos, soa caseiro e íntimo em combinação com as letras confessionais de Owens.
A produção artesanal e minimalista é eventualmente propositada mas não deixa o disco cair para uma toada cinzenta e de desgraça.
Em “I Wanna Run Barefoot Through Your Hair” há uma luz ao fundo do túnel e isso faz toda a diferença.
Destaque para faixas como "Do You Need A Friend", que evoca uma sensação agridoce de saudade e "Distant Drummer" de tons solarengos e letra introspetiva, num contraste marcante.
O álbum brilha quanto baste nas pequenas nuances, nos sentimentos implícitos e nos arranjos descomplicados.