Anuncie connosco
Pub
Opinião
Alexandra Bordalo – Advogada
Alexandra Bordalo
Advogada

Das Notícias e do Direito

All I Want for Christmas…

11 de dezembro de 2024
Partilhar

Em pleno advento, escrevem-se cartas ao Pai Natal, ao Menino Jesus e fazem-se listas de desejos do Ano Novo.
Há um ano escrevi sobre os desejos para a Justiça, agora… sobre tudo.
Bora lá, então!
Quero, quero, quero:
O fim do amianto nas escolas e nos edifícios públicos; Nova campanha publicitária para reciclagem e MULTAS, COIMAS para quem não separa o lixo.
Cadeiras decentes nos tribunais, para não sairmos descadeirados e com a lombar arruinada no fim de um julgamento; E já agora, coisas básicas, como net na sala de audiências para os advogados, computador para o Juiz, tomadas e espaço decente para se poder trabalhar; Maneiras, sim, maneiras são importantes. Não brandir talheres no ar com quem empunha uma espada. Responder às solicitações. Cumprimentar; Não insultar. Não gritar ou cometer loucuras no trânsito; Seriedade e integridade são princípios fundamentais a que vem sendo dado pouco uso, e que falta fazem; Que os Tudólogos, aqueles que vão às televisões botar faladura sobre tudo, metam a viola no saco e valorizem o silêncio; Que as pessoas se atenham a falar do que sabem! – tipo se for a Porteira ou a vizinha do 5º esquerdo é uma alcoviteira, se for um advogado a comentar processo alheio já é um especialista; E claro, que acabe o rodízio das urgências hospitalares; A diminuição das pendências; Que se aliviem os impostos.
Enfim.
Olho em meu redor e vejo tanto a fazer, a mudar. Mas tanto está ao nosso alcance. Se formos tomados pelo cuidado e atenção das pequenas coisas, tudo fica mais fácil. É um bocadinho aquele princípio de se todos fizermos a nossa parte, podemos mudar o Mundo.
Bora lá, então.
Recicle, sempre faz uma pequena caminhada para ir ao ecoponto; Reutilize, aproveite a água do chuveiro para as plantas, para o autoclismo; Telefone à Tia, à Madrinha ou à Avó uma vez por semana; Vá visitar o Tio ao lar; Leia um livro, experimente a poesia; Substitua a lâmpada fundida do átrio (sim o condomínio devia, e então? Prefere ficar às escuras?); Leia uma estória à prima pequena; Recrie a receita da Avó, do Pai, da Prima especial; Adoce o Natal e a vida com memórias e boas lembranças.
Liberte-se de quem nada lhe traz e só maça, cansa e chateia; Não diga mal. Reclame, exponha, denuncie. Há canais próprios para quase tudo; Consulte um advogado! A novela ou a conversa do restaurante não estudou Direito, não conhece a Lei; Respire fundo. Faça escolhas, assuma posições; Escolha descontrair, olhar para o horizonte. Não se deixar afectar. Não guardar rancor. Faça um detox, de pessoas, de ambientes, de conversas que lhe fazem mal; Ria. Com um livro, um filme, uma recordação.
Aproveite a vida. É um sopro.
Um Santo Natal.
Saúde e Paz!

Última edição

Opinião