Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

ÍMPAR

6 de novembro de 2021
Partilhar

É bem no coração da cidade de Loures que encontramos um dos seus Restaurantes mais emblemáticos e com um funcionamento ininterrupto há mais de 27 anos, sob a direção de Arlindo Marques.

Neste restaurante Ímpar é, contudo, um par que faz a diferença. E ainda por cima, um par de “Arlindos”, ou mais propriamente um Arlindo e uma Arlinda.

Com efeito, este casal oriundo de Viseu e Lamego respetivamente, deixou as origens e veio fixar-se no concelho de Loures há mais de 40 anos.

Antes de tomarem o estabelecimento que hoje detêm, já haviam passado por casas como o Caminheiro, em Loures e o Oh Fonseca, na Flamenga.

Mas foi aqui, no centro de Loures que criaram a casa que hoje orgulhosamente mantêm, mesmo depois de terem passado pelos efeitos nefastos de uma pandemia que a todos assolou.

É aqui, no Ímpar que a D. Arlinda vai orientando a cozinha e o Arlindo vai orientando a sala, e onde este “par” vai fazendo a diferença.

E a diferença faz-se pelos pratos de cozinha tradicional que sempre apresentou e que ao longo dos anos vai fidelizando a clientela.

São poucos os restaurantes que conseguem oferecer diariamente uma ementa tão variada assente em especialidades como o Cozido à Portuguesa com carne Barrosã, o Cordeiro no forno, a Feijoada à transmontana, as Cataplanas, O Bacalhau com Natas, o Frango de Caril, ou a Galinha do Campo de Cabidela.

Aliás é difícil enumerar já de si os pratos do dia, quanto mais aqueles que podemos encontrar sempre ao nível dos peixes e carnes mais frescas para grelhar, com predominância para a origem Barrosã.

Mas, uma das especialidades que aqui aconselho é efetivamente a Galinha do campo de Cabidela.

Eu sou fã incondicional deste prato e posso afirmar que a Cabidela da D. Arlinda está entre as melhores que já comi.

O segredo não está apenas numa boa galinha do campo, - com as peles grossas e amarelas a destacar na travessa -, está também, e fundamentalmente, no tempero certo e na quantidade ideal de sangue que caracteriza este prato. E aqui no Ímpar esta ligação é perfeita.

De seguida não resisti a uma bela maçã assada, - ainda morna – com o açúcar cristalizado a luzir de brilho.

Para além da valência de restaurante que aqui destacamos, não posso, no entanto, deixar de salientar a componente de cervejaria e que funciona durante a tarde e noite.

O aquário original da casa, está sempre cheio de marisco vivo e que pode ser acompanhado de uma boa cerveja.

Por último, quero deixar aqui outra referência que merece toda a atenção.

O Prego do Ímpar é assim qualquer coisa de extraordinário e que merece ser provado.

Última edição

Opinião