Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

CAFÉ VALÉRIO'S

6 de março de 2022
Partilhar

Na pacata zona residencial da Fonte Santa, junto ao Pinheiro de Loures e defronte da Escola primária encontramos o Café Valerio’s.

Este estabelecimento, encontra-se aberto há 26 anos, mais propriamente desde 9 de março de 1996.

Nessa altura o jovem Pedro Valério - então com apenas 19 anos – e sua irmã, lançavam-se na aventura de abrir um negócio próprio.

Assim, na fração comercial de um dos prédios das pequenas pracetas, abriram o estabelecimento que ainda hoje se mantêm no mesmo local, onde se iniciaram com um a atividade de café, mas onde cedo perceberam que era na área dos petiscos que iriam obter sucesso.

E assim foi, entre pratos de amêijoa, lingueirão, saladas de polvo e ovas, servidos a meio da tarde e noite que desenvolveram a sua clientela.

Volvidos 5 anos contaram com um reforço de peso na área, já que o Pai de ambos, Manuel Valério, deixava outro estabelecimento de restauração de referência em A-das-Lebres para se juntar aos filhos.

Mantiveram o mesmo conceito de petiscos, mas algum tempo depois começaram a servir almoços.

E em boa hora o fizeram, porque conseguiram no pequeno bairro da Fonte Santa fidelizar uma clientela que, diariamente, procura aquele espaço para essa refeição, tornando aquele espaço num agradável ponto de encontro da vizinhança.

Com um simples e descomplicado conceito de comida tradicional Portuguesa, neste negócio familiar, tornou-se uma referência não apenas pela qualidade, mas também pela quantidade dos pratos que serve.

Atualmente, é apenas o Pedro que diariamente dirige o estabelecimento entre a cozinha, o balcão e a sala, desde que o seu pai se aposentou.

Todos os dias apresenta cerca de 8 pratos do dia, - sensivelmente divididos a meio - entre peixe e carne e que constitui opções tão variadas, como o Bacalhau à Minhota, ou os Chocos à Algarvia, o Arroz de Pato no forno, o Coelho à Caçador ou o Pernil.

Destaco também o Bacalhau com natas ou Arroz de polvo, e também a famosa Carne de Porco à alentejana, - sem amêijoas, mas com camarão - e que constitui uma das especialidades da casa.

Hoje a minha escolha recaiu nos chocos à Algarvia, pouco fritos, como gosto, e com um tamanho considerável, plenos de sabor e acompanhados de batata frita e salada já com cebola nova.

Acompanhei com Vinho da casa, e porque não resisti à sobremesa, terminei com uma magnífica Mousse de Chocolate caseira, à qual pedi para acrescentar um pouco de pó de café e um toque que Brandy.

Vale a pena experimentar o Valério´s. Aqui, pode saborear boa comida tradicional portuguesa, num conceito de menu e a um preço bastante acessível.

Última edição

Opinião