Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Belle and Sebastian - Late Developers

6 de fevereiro de 2023
Partilhar

A caminho dos 30 anos de atividade, os escoceses Belle and Sebastian lançaram no espaço de oito meses os 10º e 11º álbuns de estúdio, num percurso de produção irregular que acabou por se tornar padrão da banda indie pop, alternado longos períodos de ausência com outros de edição consecutiva.
De facto, “Late Developers”, foi editado em janeiro sem especial preparação, apenas oito meses após “A Bit of Previous” e depois de um interregno de sete anos. Foram ambos gravados durante as mesmas sessões de produção própria, na cidade natal de Glasgow e por isso “Late Developers” não se desliga do álbum irmão antecessor, atingindo em qualquer dos casos patamar elevado de inspiração, à volta dos temas do envelhecimento e do pavor, envoltos em melodias suaves que tranquilizam por contraponto.
As músicas de “Late Developers” vagueiam entre estilos e entrega, trazendo a alma ensolarada da banda fixada na Motown, em temas como o oscilante "The Evening Star" ou "Give a Little Time", que os coloca próximos das suas canções mais antigas. Neste disco há ainda jogos de harmonias subtis nas guitarras ao estilo Thin Lizzy, momentos de folk-rock imponente e várias articulações de synth pop numa percentagem considerável.
“Late Developers” é um disco alegre e otimista (e nós bem precisamos disso) mesmo que Murdoch, uma das vozes e um dos sete elementos (que já chegaram a ser dez) dos Belle and Sebastian, soe muito bem num registo melancólico.
A diversidade de registos e arranjos que tantos músicos proporcionam nas canções do álbum, com realce para os sopros e teclados, nem sempre produzem resultados absolutamente convincentes. A banda é melhor no registo pop de camara dos seus primeiros trabalhos, do estilo Go-Betweens e construções à la Smiths na sua versão mais simples e menos interessante na sua incursão folk renascentista, ou despida de bateria como no tema de abertura “Juliet Naked”.
As melodias pop de sintetizador assumem uma forma mais fria em "When We Were Very Young" e elegante e dançante em "When You're Not with Me", mergulhando no ultrapop de sintetizador sem barreiras em "I Don' t Know What You See in Me", a primeira música dos Belle and Sebastian co-escrita com alguém de fora da banda, Pete Ferguson, ali a roçar os Pete Shop Boys ou os Killers mais comerciais.
"When the Cynics Stare Back from the Wall" é um tema escrito por Stuart Murdoch em 1994, pouco antes do início da banda, e esta versão, atualizada, inclui belas vocalizações da convidada Tracyanne Campbell dos Camera Obscura .
“Late Developers” não deixa de ser um trabalho discográfico robusto e competente por si só, mas ganha um outro sentido e profundidade quando combinado com “A Bit of Previous” da primavera de 2022.
Trinta anos depois os Belle and Sebastian continuam a florescer artisticamente. Continuam a valer a pena!

Última edição

Opinião