Anuncie connosco
Pub
Opinião
Joana Raubaud – Farmacêutica
Joana Raubaud
Farmacêutica

Opinião de Joana Roubaud - Farmacêutica

Visual COVID-19

5 de julho de 2020
Partilhar

As máscaras entraram em força no nosso outfit diário. Rapidamente surgiram tutoriais DIY para fazer máscaras caseiras: restos de t-shirts, filtros de café, camadas em tecido não tecido, tecidos fashion… o mundo da costura esperava por nós. Não desfazendo as tentativas de encontrar soluções económicas e amigas do ambiente, impunha-se uma questão: são eficazes? Não sabemos.

Neste contexto, a prudência e a racionalidade imperam e, por esse motivo é fundamental optar pela segurança. Para a população em geral recomenda-se o uso de:

- Máscaras de tecido Nível 3 (máscaras sociais ou comunitárias), reutilizáveis ou não, com selo “COVID-19 Aprovado”.

- Máscaras cirúrgicas tipo I, não reutilizáveis.
Não menos importante, é evitar erros comuns na sua utilização:

- Mexer e remexer na máscara enquanto a usa. Se precisa de ajustá-la toque apenas nos bordos da máscara e no ajuste do nariz. Desinfete as mãos antes e depois.

- Desinfetar/lavar/reutilizar máscaras descartáveis. Se não é reutilizável, não invente.

- Deixar nariz/queixo de fora. A máscara deve cobrir nariz, boca e queixo.

- Pôr a máscara cirúrgica do avesso. É simples, não tem nada que enganar: a face azul/verde fica voltada para o exterior.

- Guardar uma máscara amarfanhada no bolso/mala: guarde-a num envelope de papel ou bolsa destinada ao efeito. Se não tem um local próprio, pendure-a pelos elásticos sem contactar com outros objetos.

- Deitá-la no chão. Para além do evidente impacto ambiental, constitui um risco de saúde pública. Rejeite-a num lixo fechado.

Com o nosso Concelho em destaque pelos piores motivos, cabe a cada um de nós fazer a sua parte. Seja um expert em Saúde Pública!

Última edição

Opinião