Anuncie connosco
Pub
Opinião
Alexandra Bordalo – Advogada
Alexandra Bordalo
Advogada

Das Notícias e do Direito

Anglicismos e coisas que tais!

5 de novembro de 2023
Partilhar

Password, internet, frame, boarding, running, cycling, downsize, e-commerce, compliance, são algumas de muitas palavras inglesas adoptadas e transportadas para o nosso léxico.
Se é certo que sempre existiram, a par dos galicismos ou francesismos, não é menos certo que cada vez mais são os termos ingleses em uso.
Destes há um que muito gosto, BUCKET LIST, ou seja, uma lista de desejos que se constrói, que aumenta e diminui com o passar dos anos, ainda que muitos desses sonhos sejam de dificílima realização.
A ideia é anotar coisas, experiências que ambicione, e ao longo dos anos aproximar-se da sua realização, seja porque alcançou fazer poupanças que lhe permitem subir ao Kilimanjaro, a Machu Pichu ou ao Nepal, se sonhar com altitudes. Ou porque alcançou feitos elaborados e conquistados, imagine escreveu um livro, reformou-se, aprendeu e treinou xadrez, ténis ou equitação.
Outros há, bem mais prosaicos e acessíveis, como conhecer todos os castelos portugueses, ler todos os livros do seu escritor favorito ou ver todos os filmes ditos geniais.
Não interessa o quê, visto que todos somos diferentes, gostamos e ambicionamos coisas diversas, pelo que a lista também se adapta no tempo, ou porque já fez e conquistou, ou porque tem mais um.
E não vale colocar na Lista de Desejos o que não depende de si, como seja a descida dos impostos, uma melhor justiça, um serviço nacional de saúde que não pareça um rodizio ou arranjar um creme por menos de 10 €uros que elimine as rugas! Pode começar com uma ambição desmedida de manter uma planta viva por seis meses! Ou, imagine, fazer um dia de banhos numas Termas.
A imaginação e as possibilidades são ilimitadas, mas pondere que sejam sonhos exequíveis! Tipo não ponha na bucket list ir à Ilha da Páscoa se o mais longe que conseguiu alcançar foi a Nazaré…
E falando de Listas, está na altura de fazer a de 2024, o que ambiciona, o que vai mudar?
E fez a de 2023? O que falta? Já deixou de fumar, já começou a andar, tem reciclado, deixou de comprar só por comprar?
E não se esqueça que tem de se informar e pedir segundas opiniões, não se fie em tudo quanto lhe dizem.
Sejam as moratórias dos Bancos… não paga agora, mas a estalada que levar no final pode ser inultrapassável. Ou que os impostos vão diminuir…
Já diz o Povo na sua infinita sabedoria que COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS!
Tenha, por isso, particular cuidado nas compras que fizer, nas moratórias que solicitar.
A vida não está fácil, pandemia, duas guerras e violentas alterações climáticas.
Nunca, como hoje, informação e ponderação são essenciais.
Não aceite a primeira explicação, informe-se, pense sobre a mesma e só após tome a sua decisão. Se caso for, peça uma segunda opinião, ao Advogado, ao Médico, Contabilista ou Gestor.
E lembre-se, o google, o Facebook e a vizinha do 3º esquerdo não sabem necessariamente tudo sobre tudo. Afinal a Tudologia não está ao alcance de todos.
In the meanwhile (entretanto), aguarde o Verão de S. Martinho, faça o bem sem olhar a quem e faça por ser feliz, esse gigante item de qualquer lista, a felicidade.
Be happy!

Última edição

Opinião