Anuncie connosco
Pub
Notícias | Desporto e Lazer

Gastronomia

Restaurante R&R

5 de junho de 2020
Partilhar

Foram muito duros para todos os últimos dois meses.

Não só para quem teve que ficar em casa a cumprir com as regras de confinamento, mas também, e fundamentalmente, para a economia em geral e para os estabelecimentos de restauração do concelho em particular, - a razão de ser desta rubrica.

Foram momentos difíceis, que deixarão marcas e levarão tempo a ultrapassar, e que se espera que não voltem.

Mas com o levantamento das medidas mais severas, o comércio tenta retomar a sua atividade, ainda que com muitas limitações e os cidadãos, a medo e ainda pouco convencidos, voltam a frequentar a restauração.

Com tantas limitações de higiene e segurança e respeito pelos devidos distanciamentos para cumprir, são as esplanadas, que com o bom tempo passam a ser as mais procuradas.

Foi o que fiz, com um bonito dia de sol, em vez de ir à praia, fiz-me a uma esplanada do centro da cidade de Loures a pensar um peixinho grelhado.

De imediato me ocorreu a esplanada do R&R.

Lá me dirigi e sentei, retirando da cara a máscara cirúrgica, que pousei em cima da mesa, para me ajustar ao novo cenário na restauração.

Este estabelecimento, para além da centralidade, oferece uma cozinha tradicional Portuguesa sem invenções e pretensiosismos, mas também, aqui e ali, marcada pelos aromas e temperos Moçambicanos, de onde vêm as origens do proprietário.

Ossmane Pereira é um filho de Loures, que desde cedo se iniciou na aventura da restauração, lançando-se para outras paragens enquanto marinheiro em embarcações turísticas. Foi em Paris que começou esta caminhada de ajudante de cozinha num Bateaux-Mouche e onde iniciou a sua formação na hotelaria.

Regressou a Loures, onde trabalhou em várias casas de referência da cidade e onde foi ganhando experiência como chef, para há cerca de 8 anos se lançar por sua conta.

O Ossmane, faz questão de apresentar sempre no seu estabelecimento produtos frescos de primeira qualidade. E foi por isso que não comi sardinhas, -que confesso eram o meu desejo para “esplanadar”- e que por não estarem ainda em condições, não havia sequer na lista.

Lancei-me assim num fresquíssimo pregado no carvão com legumes, que me soube maravilhosamente, de tão bem grelhado que estava. Este é de facto um dos pontos fortes da casa. A boa grelha.

Para além de peixe e carnes grelhadas, com os mais diversos acompanhamentos, recomendo de entre muitas escolhas os chocos, seja em feijoada, à setubalense ou “à lagareiro” e os nacos ou posta à Mirandesa.

Mas tem também sempre muitas especialidades como o Caril de Camarão à Moçambicano, Galinha de Cabidela, o Bacalhau “à marinheiro” ou à Brás, e a Paella, entre tantos outros pratos que vão variando diariamente numa vasta ementa.

Todos os dias, durante a tarde, serve caracóis e outros petiscos.

E tal como durante os últimos meses, mantém o Take-away e faz entregas ao domicílio.

É assim “a nova normalidade” que nos faz ajustar aos tempos que vivemos.

Ajustar com perseverança, resiliência e vontade de bem servir, tal como a história do Ossmane e como, hoje em dia, a de tantos outros estabelecimentos que diariamente fazem tudo o que podem para vencer.

 

João Patrocínio

Jurista

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter