Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Ir de bicicleta sempre à beira-mar de Vila Franca de Xira ao Guincho?

Papa Francisco em Loures em 2022

5 de fevereiro de 2019
Partilhar

Ir de bicicleta sempre à beira-mar de Vila Franca de Xira ao Guincho? Vai ser possível, diz Bernardino Soares, que aplaude anúncio das Jornadas Mundiais da Juventude 2022.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, disse este domingo que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em 2022, vai estender-se ao município de Loures.

"Vai ser aí, nas margens do rio Tejo, na parte de Lisboa, no seguimento daquele magnífico campo onde se fez há 20 anos a Expo'98, a exposição internacional de Lisboa dedicada aos oceanos, para leste desse espaço, na margem do Tejo, num amplo terreno, um sítio lindíssimo, nesse mar largo que lembra o mar da Galileia, com vias de comunicação quer ferroviárias, quer rodoviárias, também não fica longe do aeroporto", adiantou.

Para Manuel Clemente, "quanto a território melhor não podia ser, é uma ótima escolha".

Bernardino Soares, Presidente da Câmara de Loures: "É bom para o país, é bom para a zona de Lisboa e de Loures", afirmou à Lusa. As JMJ vão realizar-se no Parque Tejo (concelho de Lisboa) e na margem esquerda do rio Trancão (freguesia da Bobadela, em Loures). Se, do lado de Lisboa, o terreno já é aprazível, fruto da requalificação operada nos anos 1990, do lado de Loures o que vemos atualmente são terrenos ao abandono, mato e contentores. Segundo Bernardino Soares, são terrenos privados, da Petrogal (que albergaram os antigos depósitos de combustíveis) e da Infra-Estruturas de Portugal (onde está o terminal de carga da CP) e tem sido "difícil" alterar o estado das coisas.

"É tempo de se deixar de olhar para esta zona como um sítio onde se depositam coisas que já não podiam estar em Lisboa". O Papa vai ajudar literalmente a CDU a cumprir um antigo sonho: expulsar (ou diminuir drasticamente) os contentores e mudar a paisagem ribeirinha. Se esse projeto antigo for para a frente, será então possível criar um "corredor pedonal que ligue Vila Franca de Xira até ao Guincho", diz Bernardino Soares.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter