Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Programa inclui três exposições e outras iniciativas locais e de âmbito nacional

Município assinala 40 anos de poder local democrático

7 de janeiro de 2017
Partilhar

Programa de comemorações inclui três exposições, uma conferência e outras iniciativas locais e de âmbito nacional. Primeira exposição já foi inaugurada no espaço exterior dos Paços do Concelho.

A Câmara Municipal de Loures apresentou, a 12 de dezem- bro, o programa das come- morações dos 40 anos do poder local democrático, numa cerimónia que juntou, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, membros do executivo municipal, presidentes de junta, deputados municipais e representantes das mais ilustres entidades do Concelho. O evento começou com a inauguração da exposição “Alvorada do Poder Local”, no exterior dos Paços do Concelho, agraciada com um solo de clarinete de António Saiote, a que se seguiu a apresentação do pro- grama, que decorre entre 12 de dezembro de 2016 e 31 de março de 2017. “Vivemos hoje tempos de mudança e de dificuldades”, realçou Paulo Piteira, vice-pre- sidente da autarquia.

“É neste contexto, de dificuldades, de mudança, mas também de enormes desafios, que o Município de Loures decidiu assinalar e comemorar estes 40 anos de poder local democráti- co, em Portugal e em Loures”, continuou. Os objetivos do programa de comemorações apresenta- do pela Câmara passam por uma reflexão sobre o percurso percorrido até ao presente, incluindo conhecer melhor o que aconteceu e divulgar esse conhecimento. Além disso, a edilidade pretende também pensar o presente, refletir sobre as atuais contingências e perspetivar o futuro, contribuindo para a sua construção.

Nesse contexto, o Município decidiu integrar um conjunto de iniciativas com enfoque na realidade local do Concelho, assim como algumas ações de âmbito nacional. Entre as várias iniciativas que terão lugar, destacam-se “três exposições, que visam registar com palavras e imagens a história mais recente de Loures e do papel do poder local democrático, que sur- gem associadas aos principais edifícios da História do nosso concelho”, sublinhou Paulo Piteira. As exposições decor- rem nos Paços do Concelho, Edifício 4 de Outubro e Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.

Intitulada “A Alvorada do Poder Local”, a primeira exposição já está a decorrer no espaço exte- rior dos Paços do Concelho. As restantes vão ser inauguradas a 14 de janeiro de 2017. Seis dias mais tarde, a 20 e 21 de janeiro, tem lugar, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, uma con- ferência nacional, que reúne ilustres nomes da história da democracia, com destaque para Gomes Canotilho, Freitas do Amaral e Guilherme d’Oliveira Martins. Bernardino Soares, presidente da Câmara Municipal de Loures alertou ainda para a necessidade de “uma mais justa repartição dos dinheiros do Estado entre a administração públi- ca central e local”, destacando que “as autarquias são os melhores gestores dos dinhei- ros públicos”.

O autarca exigiu ainda à administração públi- ca central que ponha “fim à sua desresponsabilização nas matérias da sua competência”. Para Bernardino Soares, as comemorações dos 40 anos do poder local democrático são “um testemunho da vitalidade do poder local”, de que “Loures é um especial exemplo” e com “amplas perspetivas de futuro”. A fechar o evento, houve ainda lugar à apresentação da reedi- ção do livro “José Gouveia na Alvorada do Poder Local” e a uma confraternização saloia, a que se seguiu uma sessão da Assembleia Municipal.

André Julião

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter