Gastrono.minhas
BOM PEIXE
7 de abril de 2025
Partilhar
É mesmo às portas de Lisboa, no limite do concelho de Loures, no Prior Velho, que viemos conhecer, - por sugestão de um leitor/seguidor nosso -, o Bom Peixe.
Então e não é que o Bom Peixe tem mesmo bom peixe?!
Funciona na base de Menus Completos, que variam de preço consoante a espécie de peixe que se escolher. Ou seja, se comermos carapaus é um preço e se comermos linguado é obviamente outro, mantendo sempre direito às entradas, bebida, sobremesa e café.
E é possível escolher mesmo o peixe que se deseja, bastando para isso fazê-lo no expositor bem recheado e pedi-lo ao responsável pelo espaço, o Filipe Silva, que nos ajuda na difícil tarefa de eleger o melhor, perante tanta variedade.
E é de facto uma montra digna de apreciação onde encontramos várias espécies todas em elevado estado de frescura. Desde o simples carapau para fritar, ao pregado, linguado ou rodovalho, passando pela posta de corvina ou goraz, ou os chocos e lulas.
O Filipe trabalha com peixe desde que deixou Braga para vir para Lisboa, tendo começado com venda ambulante e apenas algum tempo mais tarde se estabeleceu numa peixaria própria no Prior Velho, onde se manteve perto de vinte anos.
Assim, quis o destino que o senhorio precisasse da Loja, o que determinou a procura de outro local.
Ora, nessa procura, encontrou há cerca de dois anos uma loja grande com dois espaços autónomos, onde instalou a peixaria e no outro pensou em abrir um restaurante de peixe.
E em boa hora o fez, pois se existe alguém que percebe de peixe é ele, o que determina o sucesso deste Restaurante com a ajuda da Esposa, do filho, e da equipa, que conseguem com muita simpatia, apresentar um excelente serviço com rapidez. Por tudo isso está quase sempre cheio.
À hora que cheguei ainda havia mesas, mas depressa começou a formar fila à porta, o que aconselha marcação antes de ir.
A minha escolha incidiu numa Raia grelhada “à lagareiro”, regada com bom azeite quente e alho, e acompanhada por batatinhas a murro e uns legumes cozidos. O Peixe, grelhado no ponto sem estar excessivamente seco, estava uma verdadeira especialidade.
Devo registar que, apesar de servir quase exclusivamente peixe grelhado, por norma, consegue ter uma ou duas sugestões de pratos do dia de tacho e também algumas alternativas de carne para grelhar.
Para quem gosta de peixe bem fresco é um local que recomendo, e que se deve ter em boa conta para ir individualmente ou em grupo.