P'la caneta afora
BdC, CdS7, 10Jun2018, FdL e StsPops
6 de junho de 2018
Partilhar
Ora então vamos lá!
Falar sobre Portugal levaria quilómetros de folhas A4, se dispostas umas a seguir às outras ou teria mais metros de altura do que a torre Trump, se fossem colocadas umas sobre as outras!!! Falar sobre os portugueses de hoje, já se tornará uma tarefa um pouco mais fácil, pois eles revelam-se a si próprios.
Ora então vamos lá:
Comecemos por descodificar; 1 – BdC-Bruno de Carvalho; CdS7-Casa dos Segredos 7; 10Jun2018-10 de Junho de 2018 (Dia de Portugal); FdL-Feira do Livro; StsPops-Santos Populares.
Eis-nos perante algumas das variáveis da equação cujo somatório é Portugal, onde os “xis” e os “ipsílons” são as incógnitas a que sabemos como portugueses.
Na altura em que escrevo, Bruno de Carvalho é ainda presidente do SCP (Sporting Clube de Portugal), Jorge Jesus ainda é treinador do clube, os pressupostos arguidos do “holocausto” de Alcochete estão em prisão preventiva e parece que rescisões são ainda hipóteses; a Casa dos Segredos 7 está na recta final, Manuel Luís Goucha dá tudo para transformar uma verdadeira pepineira “voyeirista” para mostrar que também há cultura e educação e bom senso; o Dia de Portugal está perto e as condecorações esperam-nos; a Feira do Livro está prestes a abrir e as suas sessões de autógrafos; e estão aí a chegar os Santos Populares e as sardinhas e os casamentos de Sto. António e as Marchas Populares. A cereja no topo do bolo são os infindáveis “likes” no Facebook.
E onde está o incógnito povo português?
E eu? Sou português? Deste Portugal?
E você leitor?
Somos todos e cada um “um like” no facebook chamado Portugal?
Diz o povo que “cada um sabe si e Deus sabe de todos” - (que me perdoem os nossos leitores crentes e de todas as religiões sem excepção). Será que Deus sabe onde fica Portugal e conhece e reconhece os portugueses ou só sabe onde fica Fátima e só conhece Jacinta, Marta e Francisco?
Eu, por mim, não sei se quero e me apetece ser português neste Portugal!
Mas que fique bem claro: Amo Portugal e Amo ser português!
Viva Portugal!
Este colunista escreve em concordância com o antigo acordo ortográfico.