Anuncie connosco
Pub
Opinião
Florbela Estevão – Arqueóloga e Museóloga
Florbela Estevão
Arqueóloga e Museóloga

Paisagens e Patrimónios

O Museu de Cerâmica de Sacavém

3 de outubro de 2021
Partilhar

Nesta crónica, continuando a apresentação dos vários museus municipais existentes em Loures, proponho aos nossos leitores uma (re)visitação ao Museu da Vinha e do Vinho em Bucelas, recordando que o mês de outubro é assinalado, mais uma vez, pela realização da Festa do Vinho e das Vindimas que acontecerá nos próximos os dias 9 e 10 do corrente.

O Museu da Vinha e do Vinho de Bucelas abriu as suas portas a 26 de julho de 2013 tendo como enfoque principal a investigação e divulgação da história da região onde se integra, região essa fortemente marcada pela produção de vinho, com destaca para região demarcada do vinho arinto. Este equipamento cultural está instalado num edifício que pertenceu à família Camilo Alves, conjunto habitacional fortemente relacionado com a tradição vitivinícola local.

O museu em causa comporta dois espaços expositivos distintos. No piso térreo podemos frui de uma exposição permanente onde se explora as principais fases de trabalho e os meios tradicionais de produção do vinho. O visitante, para melhor conhecer todos esses processos produtivos, tem também ao deu dispor uma ferramenta tecnológica, interativa que possibilita “viajar” numa realidade aumentada, experiência que seduz não só adultos, mas especialmente crianças e jovens. No espaço superior, o mezanino é reservado a exposições temporárias, apresentando neste momento o resultado das escavações arqueológicas realizadas na Rua Marquês de Pombal| Largo Espírito Santo onde além de um antigo cemitério foram identificadas estruturas habitacionais da época romana.

Além das exposições o museu possui um Centro de Documentação direcionado para a história local e uma loja com estão representados os principais produtores de vinho da região. Convém salientar que a região de Bucelas e parte do território da União de Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal integra a conhecida e prestigiada Rota dos Vinhos de Bucelas, Carcavelos e Colares. O museu organiza com regularidade eventos relacionados com a temática do vinho e gastronomia, com destaque para aas provas de vinhos que sucedem ao longo do ano.

Há ainda um outro motivo para visitar este museu, pois é aqui que está instalado o Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres. Como é do conhecimento geral, esta rota disponibiliza um conjunto de fortificações militares inseridas no Sistema Defensivo construído nos inícios do século XIX para defender a cidade de Lisboa da 3ª Invasão Francesa. Alguns dos fortes que fazem parte do inovador sistema defensivo foram musealizados e podem ser visitados uma vez que estão integrados em circuitos. O Centro de Interpretação de Bucelas funciona como uma porta de entrada para o visitante, onde poderá conhecer um pouco mais sobre a estratégia que esteve na base da edificação do sistema sobre a sua contextualização histórica, e, escolher o percurso mais interessante para si de acordo com os interesses numa mesa digital interativa.

Termino esta crónica recordando que a Festa do Vinho e da Vinha de Bucelas é um evento que marca a vida cultural da freguesia. Além da exibição de carros etnográficos, haverá exposições, visitas, mostras e provas de vinhos, música e muitas outras ofertas, basta estarem atentos à programação.

Última edição

Opinião