Mel de Cicuta
Metro: uma prenda de Natal...
3 de dezembro de 2023
Partilhar
Parece que para o nosso concelho de Loures, o Natal veio mais cedo. O mês de novembro trouxe-nos muitas surpresas no que se relaciona com o Metropolitano, uma verdadeira prenda no sapatinho.
Uma resolução do Conselho de Ministros aponta que o metro ligeiro de superfície esteja concluído com a ligação da linha violeta entre Loures e Odivelas já em 2026.
Será desta? Queremos todos acreditar que sim.
O PRR dá uma oportunidade única para que efetivamente a coisa aconteça. As dúvidas entre autarquia e o governo, foram clarificadas por Ricardo Leão que veio, desta feita, de forma clara, clarificar que todo o financiamento é responsabilidade do orçamento de estado e não da autarquia. Importante para nós é que a coisa aconteça.
A nível nacional caímos de uma maioria absoluta para um governo de gestão. Não querendo entrar na questão das responsabilidades, se serão da Justiça, se será de mais de uma dezena de membros do governo que se demitiram, ou se é do Presidente da República, certo é que a execução do PRR está em risco. É um fator fundamental para o nosso desenvolvimento económico. Este processo legislativo e eleitoral traz, inevitavelmente, incertezas e acréscimo de dificuldade para que consigamos levar a bom porto a maior injeção de capital, num curto espaço de tempo, a que Portugal alguma vez teve acesso. Independentemente dos resultados eleitorais, seria importante que todos os partidos colocassem como prioridade a execução do PRR.
Entretanto, o PSD local apresenta novo líder, Vasco Touguinha, vereador do partido social-democrata em funções. Numa lista única, de consenso, conquistou a concelhia e a responsabilidade de coordenar o PSD em Loures, com um grande desafio imediato: as eleições legislativas.
Sendo que o PS nacional, e o seu novo líder, têm um desafio ainda maior. Pedro Nuno Santos conta com o apoio do partido socialista de Loures e de Ricardo Leão. Posso estar mal informado, mas penso que Pedro Nuno Santos vai ser o líder do Partido Socialista. Resta saber se será também a curto prazo primeiro-ministro de Portugal, ou não.
De resto, todos aqueles que apreciam Natal, nos quais genuinamente me incluo, a forte convicção que este mês será para todos nós um mês especial. O mês da família e amigos, um mês de felicidade.
Boas Festas!