Anuncie connosco
Pub
Opinião
Convidados –
Convidados

Opinião de António Monteiro Fernandes

Vende “Produtos” ou “Serviços”? Bullshit!

7 de abril de 2025
Partilhar

Desde sempre que está instituído que se vende uma de duas coisas: “Produto”, ou “Serviço”… Na verdade, não poderia estar mais errado! Sem ofensa… é tudo Bullshit!
Vejamos:
Existe alguém essencial para que possamos ter um processo de venda de qualquer “produto” ou “serviço”… chama-se Cliente!… Vamos antes chamar: “Pessoa”!
Para iniciar esse processo, há uma coisa que é essencial: Haver uma Pessoa potencialmente interessada num “Produto” ou em usufruir de um “Serviço”.
É também incontornável saber-se expor à dita Pessoa as vantagens e benefícios que poderá obter em “adquirir” esse “produto” ou “serviço”.
Vejamos agora enumerar alguns dos fatores que fidelizam, verdadeiramente, as Pessoas:
Características do “produto” ou “serviço” que o tornam especial:
As performances extraordinárias de um automóvel; Uma simplicidade de utilização de um gadget; A confiança sentida num serviço após-venda; O aconselhamento inicial, confidente, para definir que “produto” ou “serviço” mais se adequa; A eficácia e eficiência de um tratamento de uma doença grave, dolorosa e potencialmente letal; etc.

Se reparar, as características enumeradas acima, não são nem “produtos” nem “serviços”
Então, se não se vendem “produtos” nem “serviço”, o que vendes tu então?…
Invariavelmente, e sem exceção, em todos os casos acima, ou em quaisquer outros que se possam enumerar, o que se vende é uma (ou mais) das seguintes “coisas”:
Depois de teres um bom diagnóstico, percebemos que aquela Pessoa irá sentir “borboletas no estômago” quando sentir a pujança do arranque daquele carro ou ouvir o som daquele motor a roncar, não vendemos um carro… vendemos “borboletas para o estômago”…
Depois de percebermos o modo de vida daquela pessoa, descobrimos que aquele modelo iria simplificar totalmente o seu dia-a-dia, não lhe vendeste um gadget… vendeste-lhe paz e tempo!
Depois de entendermos o que levou aquela pessoa a recorrer ao serviço após-venda, executamos tudo de forma correta, sem necessidade de repetir o serviço, e ainda conseguimos superar o que era esperado, não vendemos um serviço de excelência… vendemos descanso e confiança!
Depois de escutarmos todas as necessidades, intrínsecas e extrínsecas, daquela Pessoa, indicámos, de uma forma inequívoca o “produto ou “modelo” adequado, não vendemos esse “produto” nem esse “serviço”… vendemos uma certeza!
Depois de conhecermos bem o diagnóstico daquela Pessoa, sem esperança, nem vontade de viver, e depois de estudarmos bem as possibilidades de ação, aplicámos o tratamento certo. Não vendemos um serviço de saúde, nem um tratamento…. Vendemos-lhe a própria Vida!!!

Em suma, ao invés de um “produto” ou “serviço”, o que vendemos foi: Borboletas no estômago, paz, tempo, descanso, confiança, certeza e… a própria Vida! Vendemos SONHOS!
No trabalho, como na vida, familiar ou social, tenha sempre em mente o impacto que as nossas atitudes têm no outro... Certamente que passaremos a “vender” Felicidade a todos!
É exatamente este foco que faz com que, na iProperties, tenhamos tanto sucesso junto das Pessoas que recorrem a nós em busca de uma melhor saúde financeira!
Não oferecemos um serviço de Intermediação de Crédito... oferecemos tempo, alívio na carteira, paz de espírito e saúde mental para aproveitar melhor a vida!
Também quer? Fale connosco: forum.oeiras@rede.doutorfinancas.pt

Última edição

Opinião