Sacavém
Reabilitação da Praça da República
4 de novembro de 2024
Partilhar
Um projeto com um investimento aproximado de 2.990.000 € visa a reabilitação de toda a rede de infraestruturas, além da criação de espaços verdes ao redor da praça central de Sacavém.
A Thomas & Piron, empresa especializada em promoção e construção imobiliária, irá reabilitar a Praça da República de Sacavém em parceria com a Câmara Municipal de Loures, dentro do projeto Clarissas. A intervenção inclui a construção de uma nova rotunda e a reformulação das redes viárias, arruamentos e áreas verdes circundantes. A conclusão dos trabalhos está programada para julho de 2025.
Com o intuito de melhorar as condições de circulação, tanto de veículos como de pedestres na Praça da República e nas áreas adjacentes, será erguida uma rotunda ovalizada unidirecional, com duas vias de circulação de 10 metros de largura cada. Essa melhoria visa aumentar a fluidez do tráfego e promover a redução da velocidade, garantindo assim maior segurança para todos os utilizadores. A intervenção nos arruamentos é focada em aprimorar a mobilidade dos utentes, proporcionando um deslocamento mais confortável e seguro.
Para David Carreira, Country Manager da Thomas & Piron, "As obras de reabilitação da Praça da República no centro de Sacavém resultam do Contrato de Urbanização da Unidade de Execução assinado com a Câmara Municipal, e são a primeira fase de construção do novo empreendimento imobiliário Clarissas. Um projeto de grande importância para a cidade, que prevê a criação de cerca de 760 apartamentos, espaços comerciais e de serviços, equipamentos sociais e de lazer, que prometem transformar Loures. Esta é uma área que atualmente se encontra descaracterizada e a precisar de sérios melhoramentos. Foi com esta base que escolhemos como como ponto de partida a redefinição do espaço público e da criação de uma nova centralidade, procurando enaltecer o contexto histórico, cultural e natural do local. O projeto prevê a valorização das estruturas existentes e o incremento do património verde, visando a sua valorização paisagística, criando um espaço homogéneo, funcional e sustentável."
Com esta intervenção, o jardim municipal da Praça da República, aproveitando o coreto existente e a vegetação consolidada, será revitalizado com novos pontos de atração e dinamização. Serão criados espaços de permanência, como um anfiteatro informal, um banco infinito na área verde e uma nova zona de quiosque com mesas, além da introdução de elementos escultóricos que caracterizam esta transformação.
Na Praça Domingos de José de Morais, onde fica atualmente a bomba de gasolina, será desenvolvido um espaço público destinado a atividades comunitárias, com a proposta de um novo quiosque/bar e uma mesa comum que ocupará parte da praça, incentivando encontros e momentos de partilha entre os moradores.
A área em torno da Igreja Matriz receberá uma ampliação da calçada, transformando o espaço em área de recepção e permanência. Esta alteração busca preservar o caráter religioso e histórico do local, com especial atenção à escultura existente, que será realocada e valorizada. A entrada pela ponte do Rio Trancão será redesenhada, criando novos percursos, pontos de descanso e áreas verdes.
Na seleção dos materiais, foi priorizado o uso de recursos provenientes de Portugal, a fim de reduzir a "pegada ecológica". Além disso, será feita a reaproveitação de diversos materiais existentes, como a calçada portuguesa (cubos de granito e calcário), bem como as luminárias já instaladas.