Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

«Por uma intervenção imediata e urgente nos serviços de saúde no concelho de Loures.»

Pedida reunião urgente à Ministra

8 de julho de 2024
Partilhar

«Por uma intervenção imediata e urgente nos serviços de saúde no concelho de Loures.» Continuamos a assistir diariamente à degradação dos serviços de saúde no nosso concelho, situação essa conhecida e diagnosticada há anos, sem que haja qualquer medida efetiva para a sua resolução por parte dos sucessivos governos. Se, por um lado, se assiste a uma melhoria das instalações por ação do Município, que desde a cedência de terrenos até ao assumir da construção dos edifícios por inépcia do Ministério da Saúde, vai assumindo competências deste, por outro, a falta de profissionais é gritante e sempre em crescendo, havendo carência de médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos e operacionais, o que leva a que o encerramento de serviços de cuidados primários e hospitalares se torne algo infelizmente rotineiro.
Continuamos, assim, a assistir ao crescente número de pessoas sem médico de família e que passam a noite à porta dos centros de saúde para obterem uma consulta, sem que isso seja garantia que a consigam, e tendo muitas vezes de repetir essa vigília até a conseguirem. Continua a diminuir o número de médicos de família e outros profissionais que saem por aposentação, ou para procurarem melhores condições de trabalho, sem que sejam substituídos.
Continua a crescer a procura das urgências hospitalares por pessoas que, não tendo médico de família nem consulta de recurso, aí se deslocam de modo a poderem ter resposta aos seus problemas de saúde, podendo representar até perto de metade dos que aí se deslocam com situações menos urgentes de saúde. Se a esta procura excessiva se juntar a falta de profissionais de saúde, temos um claro quadro de uma situação que carece de resolução urgente e imediata.
Continua a demorar meses, e por vezes anos, a espera para uma consulta de especialidade ou uma cirurgia, mais uma vez devido à falta de profissionais. Continuamos a assistir a uma debandada de profissionais qualificados do SNS para o sector privado, por falta de resposta deste a vários níveis, desde uma remuneração condigna e atrativa, à falta de condições de trabalho, as quais, são ainda mais agravadas pela constante saída de médicos e enfermeiros.
No meio disto tudo, continuamos a assistir às pseudo soluções de emergência apresentadas pelos sucessivos ministros da saúde e à falta de vontade efetiva para a resolução dos problemas do SNS.
Face a esta situação e devido à falta de resposta do anterior Governo, pode ler-se na Moção apresentada pelos vereadores da CDU, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, que culmina com o pedido de uma reunião «com caracter de urgência com a Sra. Ministra da Saúde, com a presença de todos os partidos políticos com assento neste órgão, de modo a podermos expressar de viva voz as nossas preocupações e exigirmos que haja uma solução para os serviços de saúde no nosso concelho».

Última edição

Opinião