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Notícias | Atualidade

Metro em Loures

Lançado concurso público

9 de maio de 2024
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Foi lançado concurso público para a extensão da Linha Violeta do metro que une Loures a Odivelas. O projeto, previsto no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e no Orçamento do Estado prevê um investimento de 527 milhões de euros.
Com uma extensão de cerca de 11,5 quilómetros, o metro ligeiro de superfície contará com um total de 17 estações (12 delas à superfície, três subterrâneas e duas em trincheira).
No concelho de Loures serão construídas nove estações, que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 quilómetros. Já no concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 quilómetros.
Além do lançamento do concurso na plataforma de contratação pública, decorreu a assinatura do protocolo de colaboração entre o Metropolitano e os municípios de Loures e de Odivelas, que teve como objeto a formalização do modelo de contratação pública deste sistema de Metro Ligeiro.
“Agora já não se pode voltar atrás. Esta é de facto uma aspiração de muitos e muitos anos. A população do concelho de Loures ansiava há muito tempo por este investimento”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Loures.
“O concelho de Loures é um dos que mais viaturas faz entrar na cidade de Lisboa” e as nove estações permitirão uma nova forma de mobilidade não só para Lisboa como para os circuitos internos do concelho, sublinhou Ricardo Leão, acrescentando, ainda, que em 2023, Loures “foi o segundo concelho que mais passageiros transportou, cerca de 22 milhões”.
Também o presidente do Metropolitano de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, considerou que esta nova linha representa “uma alteração profunda na mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
“Com o lançamento deste concurso está concluído mais um passo para que este sistema de metro ligeiro de superfície seja uma realidade em 2026”, referiu o presidente do Metro.
O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, considerou que este é “um dia histórico para a mobilidade da área norte da AML”, sublinhando que Odivelas “beneficiará cerca de 100 mil munícipes”.
Para Hugo Martins, entre as vantagens para Odivelas está a redução de pressão sobre o território, porque “o novo metro apanha os utentes em Loures mais a montante”, mais estacionamento, melhoria dos tempos de deslocação, melhor acesso ao hospital Beatriz ngelo, menor ruído e menos emissão de gases para a atmosfera, o que permitirá cumprir também metas ambientais.
O investimento total na linha Violeta será de 527,3 milhões de euros, com 390 milhões de euros provenientes do PRR, na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado. Este engloba a conceção e construção da infraestrutura do Sistema de Metro Ligeiro e do reordenamento urbano envolvente, a elaboração de todos os estudos para efeitos da instrução dos processos de expropriação, o fornecimento de veículos tipo LRV-Light Rail Vehicle, e, ainda, a prestação de serviços de manutenção, quer da infraestrutura ferroviária, quer dos veículos pelo prazo de três anos.
A conclusão desta obra está prevista para o segundo semestre de 2026.
Esperemos que assim seja.

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