Santo Antão do Tojal
Feira Setecentista
7 de outubro de 2024
Partilhar
Uma reconstituição histórica setecentista que ocorre em Santo Antão do Tojal, local onde se situam o Palácio dos Arcebispos, a Igreja Matriz e a Fonte Monumental. A iniciativa tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro, e conta, todos os anos, com a participação de centenas de figurantes que transportam os visitantes para o reinado de D. João V e para a construção do Convento de Mafra. Feira e desfile setecentista, malabaristas, gaiteiros, contadores de histórias, jogos tradicionais, danças palacianas, bancas de venda de petiscos, churrasco popular, recitais de música e poesia e espetáculos musicais são algumas das atrações.
Da Feira
Santo Antão do Tojal recebe a 22ª edição da Feira Setecentista, um evento de reconstituição histórica que desafia os visitantes a realizarem uma viagem até ao século XVIII. O ponto alto é o cortejo noturno evocativo da passagem de D. João V e das estátuas e sinos com destino ao Convento de Mafra, que decorreu no sábado, dia 28, a partir das 21h30.
Os protagonistas são a população local, que inclui jogos tradicionais, danças populares, pregões, saltimbancos, gaitas e folias, retratando as diversas classes sociais da época. A entrada é gratuita.
A História
Naquela época, Santo Antão do Tojal recebia a navegação que subia pelo rio Trancão, uma via fluvial importante para o transporte de materiais pesados. Durante a construção do Convento de Mafra, as estátuas e os sinos foram descarregados ali e benzidos pelo primeiro patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida, em um evento com grande pompa e circunstância. Foi também este patriarca o responsável pela elaboração do plano de recuperação e ampliação do espaço do Largo Monumental, para o qual convocou o arquiteto italiano António Canevari, que projetou ainda o aqueduto, um chafariz e uma fonte, para suprir as necessidades de abastecimento de água da freguesia e do palácio.