Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

A céu aberto, pública e gratuita

biblioteca na Portela

4 de novembro de 2024
Partilhar

Um grupo de moradores da Portela, através de uma proposta que surgiu nas redes sociais, conheceram-se após um encontro no Centro Comercial da Portela, com o propósito de debaterem uma iniciativa cívica, orgânica e espontânea: a abertura de uma biblioteca a céu aberto, pública e gratuita.

 

 

Versão preliminar a submeter à reunião aberta a todos os portelenses

13 de novembro de 2024, às 21:00 horas

Auditório do Centro Comercial da Portela, piso -2

 

1. A Portela, com mais de 11 mil habitantes, é o bairro mais populoso da freguesia de Moscavide e Portela (20.922 habitantes, de acordo com o Censos 2021).

2. Albergando residentes com uma elevada média de qualificações e interesses culturais, a Portela atravessa agora um momento de renovação geracional, coexistindo no bairro pessoas com mais idade e famílias mais novas com crianças e jovens em idade escolar.

3. Não obstante a sua dimensão e perfil demográfico, não existe na Portela uma biblioteca de acesso geral aberta a todos os portelenses. Face às necessidades da Universidade da Terceira Idade, a biblioteca da Associação de Moradores da Portela vem sendo convertida em sala de formação. E a biblioteca da Igreja do Cristo Rei, cujo acervo bibliográfico foi em grande medida doado pelos residentes da Portela, encontra-se encerrada.

4. Todas as freguesias limítrofes de Moscavide e Portela têm à sua disposição uma biblioteca pertencente às redes municipais de Loures e Lisboa: a Biblioteca Ary dos Santos em Sacavém, a Biblioteca David Mourão-Ferreira no Parque das Nações e a Biblioteca dos Olivais.

5. No caso do concelho de Loures, a oferta de bibliotecas de acesso geral não se confina à iniciativa municipal, existindo uma Rede Concelhia de Bibliotecas constituída por infraestruturas mais ágeis do que as normalmente exigidas às bibliotecas municipais, mas que garantem a prossecução de um serviço público de proximidade nas respetivas freguesias, contando, aliás, com o apoio do município: https://www.cm-loures.pt/AreaConteudo.aspx?DisplayId=769 .

6. Estas bibliotecas são geridas por entidades locais como juntas de freguesia, associações, cooperativas e entidades religiosas.

7. Na freguesia de Sacavém e Prior Velho, a Biblioteca Municipal Ary dos Santos coexiste com duas bibliotecas da rede concelhia: a Biblioteca da Cooperativa de Consumo "A Sacavenense" e a Biblioteca do Centro de Recursos da Junta de Freguesia do Prior Velho.

8. Uma das bibliotecas apoiadas pelo município de Loures encontra-se na Portela: trata-se da já citada Biblioteca Cardeal Ribeiro do Centro Social e Cultural da Paróquia de Cristo Rei da Portela, que a Câmara Municipal informa estar “temporariamente encerrada”.

9. A Biblioteca Municipal Ary dos Santos em Sacavém, sendo uma excelente infraestrutura, dotada de um bom acervo bibliográfico, não é uma opção viável para muitos residentes que integram os vários segmentos da população da Portela. Situando-se em local onde é um desafio estacionar o automóvel, e distando cerca de 20-25 minutos a pé do centro da Portela, a Biblioteca Ary dos Santos (i) é de difícil acesso para a população mais idosa, (ii) o trajeto a pé ou de autocarro consome demasiado tempo à população ativa, nomeadamente a que já se desloca para o trabalho fora da Portela, e (iii) o trajeto a pé ou de autocarro não se afigura aconselhável para crianças de tenra idade.

10. Atento o supra exposto, uma Biblioteca na Portela de acesso geral, onde seja possível ler, estudar, realizar apresentações de livros e reunir clubes de leitura, é uma infraestrutura essencial para o bem-estar, se não de todos, certamente de muitas e de muitos portelenses.

Última edição

Opinião