Entrevista a Vasco Touguinha, vereador do PSD
"Nelson Batista será candidato em 2025"
4 de fevereiro de 2024
Partilhar
Vasco Touguinha, vereador do PSD no executivo camarário, em coligação com o PS, assumiu as funções de Presidente da Secção Concelhia do PSD em Loures. Aqui deixamos a sua visão para o concelho.
Vasco, o que o levou a candidatar-se à Presidência da Comissão política do PSD de Loures?
A razão é a e mesma que me levou a militar no PSD em 2012. Eu acredito que todos temos o dever de participar na política e que posso dar o meu contributo à sociedade, dentro do partido com quem partilho os mesmos valores.
Antes deste desafio, cheguei ao PSD pelo associativismo e fui crescendo cá dentro na experiência política. O facto de ter experiência profissional, sou advogado, de ser autarca e de ter passado pelo associativismo ajudou-me a preparar para este desafio que é servir as pessoas e o país num momento político tão importante como o que vivemos hoje.
Quando avançou já sabia que era Lista única?
Não. Aliás, é bastante comum haver listas alternativas, facto que esperava que acontecesse. O PSD é um partido plural.
Julgo que a fase que atravessamos, com uma grande vontade de unidade, para se apresentar uma alternativa credível e vencedora à gestão do PS no governo e na Câmara de Loures, contribuiu para esta lista de unidade.
Acredito no diálogo e por isso falei com muitos militantes do PSD Loures, esta lista de união tem militantes de todas as idades, diversos espectros profissionais, autarcas, e até com novos militantes. A união entre todos ficou bem vincada num jantar de tomada de posse que contou com quase 300 pessoas. O PSD tem crescido bastante e reconheço a responsabilidade que colocam nesta equipa que lidero.
Quais os projetos que pretende abraçar no seu mandato?
A Saúde será a principal prioridade. É inconcebível o que o governo do Partido Socialista fez na saúde. O fim da PPP na gestão do Hospital Beatriz ngelo destruiu o serviço, o atendimento e isto tudo, aumentando a despesa. É uma vergonha e um ato de verdadeira incompetência.
Vamos continuar a defender um melhor serviço de cuidados de saúde, em particular, nos diferentes centros de saúde e no Hospital Beatriz ngelo. Queremos melhores condições para as nossas forças de segurança e de proteção civil.
O PSD é um partido humanista e reformista. Colocamos as pessoas em primeiro lugar e procuramos sempre melhorar a governação. Neste mandato vamos dar prioridade à formação dos nossos militantes para que possamos estar preparados com os melhores candidatos e o melhor projeto às próximas eleições autárquicas, tanto para o concelho como para as diferentes freguesias.
Já esta escolhido o candidato do PSD às próximas autárquicas? Ao pelo menos o perfil?
O Vereador Nelson Batista tem sido reconhecido pelo seu trabalho na Câmara e junto da comunidade. O PSD irá manter o seu nome para liderar a Câmara Municipal de Loures em 2025.
É neste momento vereador com pelouros coligado com um executivo socialista. O que vos fez coligar com o PS em Loures?
Em 2021 encontrámos um concelho que havia regredido drasticamente em termos de políticas públicas e investimento. Sem estabilidade, a alternativa seria regressar ao passado. Por isso fizemos um acordo que passava, entre outras medidas, pela realização da variante a Loures, a construção de um novo canil municipal, a inclusão no orçamento do novo quartel da Guarda Nacional Republicana em Bucelas, o desenvolvimento do estádio municipal, a nova saída da A1, obras nas escolas, a descida gradual e consecutiva do IMI e do IRS e novas políticas para a habitação social.
Como avalia o resultado desta coligação e o mandato de Ricardo Leão?
O Nelson Batista seria um melhor presidente, um governo do PSD seria a melhor solução para Loures. Basta olharmos para a gestão municipal feita pelo PSD, em Cascais, em Lisboa, em Mafra e até em Oeiras, que apesar de se tratar de um independente é um presidente estruturalmente social-democrata. O PSD é um partido naturalmente preparado para a gestão municipal.
Quais são, na sua visão os principais problemas de Loures?
Saúde, Saúde, Saúde.
O Hospital Beatriz ngelo que desde a sua fundação serviu tão bem os Lourenses, deixou, por capricho ideológico da Gerigonça, de ser um dos hospitais de referência a nível nacional na qualidade da prestação dos serviços de saúde para passar a ser um hospital que abre telejornais por falta de médicos e enfermeiros, por filas de espera de 10, 15 ou 20 horas para atendimentos prioritários, pelo consecutivo fecho das urgências ou adiamentos constantes de cirurgias. E ainda custa mais ao estado do que custava quando era Parceria Público Privada. Podemos e devemos mudar isto.
E o estado do Beatriz ngelo tem um culpado, o Partido Socialista, liderado pelo Pedro Nuno Santos, que prefere injetar milhões de euros na TAP do que resolver o problema do Beatriz ngelo e a falta de médicos de família. Só na TAP a aventura do Pedro Nuno Santos já custou 343 milhões de euros… Em 2012 o Hospital Beatriz ngelo custou 120 milhões de euros, metade do que o Pedro Nuno Santos despejou na TAP.
No panorama nacional o que espera destas eleições?
Para 10 de março, conto com uma vitória clara da nova Aliança Democrática (AD). O modelo de gestão do Hospital Beatriz ngelo precisa de ser revertido e o País precisa de mais investimento nas forças de segurança e nas forças de proteção civil.
Loures também precisa da expansão do metro para a Portela e para Sacavém.
Por outro lado, não nos podemos esquecer que foi durante os governos do PSD que houve verdadeiras políticas de habitação em Portugal e nós precisamos muito de uma abordagem social-democrata para resolver este problema.
Na sua visão o PSD deve ser mais liberal, ou mais Social Democrata?
O PSD é o partido das pessoas, do investimento na Saúde, na Habitação e do crescimento económico. O PS foi o responsável por todas as intervenções do FMI em Portugal, Mário Soares na década de 80 e o José Sócrates em 2011. E isto são factos. Foi sempre o PSD salvou economicamente o país, com Cavaco Silva e Pedro Passos Coelho.
Há alguma mensagem que gostasse de deixar às pessoas de Loures?
É fundamental mudar e acreditar que é possível fazer melhor. Apostar na nova Aliança Democrática é investir no Hospital de Beatriz ngelo, é investir em mais segurança, é investir em mais solidariedade com os nossos séniores, e em políticas de habitação com impacto real na nossa comunidade.