Fora do Carreiro
Mártires a precisar de Milagres?
3 de outubro de 2020
Partilhar
O Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, de Sacavém foi construído no século XVI, por indicação do escrivão de D. Sebastião, Miguel de Moura, sobre as ruínas de um outro templo edificado no século XII, em pleno reinado de D. Afonso Henriques.
O efeito do tempo centenário, aliado aos danos provocados pelo tipo de utilização a que está sujeito, bem como o abandono e consequente destruição que se lhe seguiu, colocam em perigo este secular património da cidade de Sacavém, do Concelho de Loures e de Portugal.
Com a extinção das ordens religiosas em 1834, cessou as suas funções conventuais, tendo sido entregue em 1877, ao então Ministério da Guerra. Por lá passaram o Regimento de Artilharia Pesada Nº1, depois a Escola Prática do Serviço de Material e, até 2006, o Batalhão de Adidos.
Do seu património, em permanente risco de completa destruição e furto, salientamos azulejos dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Oportunamente, uma associação local de defesa do ambiente e do património tomou a iniciativa de denunciar publicamente o estado de decadência em que entrou o Convento, que foi recentemente visitado por técnicos do Ministério da Cultura/DGPC e da Câmara Municipal de Loures, tendo-se confirmado a destruição que vem acontecendo neste testemunho de grande importância histórica.
Tanto que se reclama, muitas vezes por miudezas e por não problemas, bem justifica este património singular, a mobilização e interesse da população do Concelho de Loures para a salvaguarda e valorização do Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, que corre o sério perigo de desaparecer sem honra nem glória da face da terra.
O Montepio Geral proprietário do antigo estabelecimento militar, tem aqui importante papel a desempenhar, mas requerem-se os esforços do Governo e o acompanhamento urbanístico do Município de Loures para preservar o Convento, onde não pode faltar a essencial e poderosa influência dos cidadãos.
É essa a finalidade de uma petição a decorrer denominada CLASSIFICAR O CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES E DA CONCEIÇÃO DOS MILAGRES, DE SACAVÉM, dirigida à Sra. Ministra da Cultura e aos Grupos Parlamentares para que o Estado desenvolva todas as diligências necessárias e ao seu alcance, para a classificação patrimonial do Convento, primeiro grande passo para a sua salvaguarda e valorização.
Talvez os Mártires não precisem de Milagres, se os homens se unirem e agirem pela defesa do património colectivo, que muito pode potenciar para o futuro, a Cidade de Sacavém e toda a zona oriental do Concelho de Loures.
Não é preciso sair de casa, nem violar o distanciamento social. Para assinar, basta aceder aqui.
Este colunista escreve em concordância com o antigo acordo ortográfico.