Opinião de Ricardo Andrade
26 de Setembro... Votem!!
5 de setembro de 2021
Partilhar
Ao longo de alguns meses tenho tido oportunidade de fazer aqui reflexões sobre vários temas sendo que as Eleições Autárquicas não poderiam deixar de ter um papel relevante nestes pensamentos que vou partilhando consigo que me vai lendo.
Aliás, seria completamente incongruente que, alguém como eu, que tem estado autarca nos últimos anos e que tem tido a honra de representar os seus vizinhos e munícipes em alguns dos maiores palcos do município, não abordasse a temática das eleições de proximidade por excelência quando coloca a pena a correr sobre o papel.
Como tal, é natural que agora que chegamos a Setembro, opte por não fugir a essa temática que, por sinal, é muitas vezes desvalorizada junto de muitos. Uns porque se deixam levar pelas afirmações fáceis de que a política não serve para nada, outros porque preferem não falar muito para ver se mantêm o status quo instituído onde ainda detêm algum peso, outros porque não são motivados a participar por quem os deveria trazer para esse papel fundamental de trabalharem em prol dos seus conterrâneos e mais umas quantas razões mais e menos evidentes que levam a que não se dê a relevância e importância que este acto eleitoral efectivamente tem.
É já no dia 26 deste mês de Setembro que teremos de escolher o que queremos, que teremos de decidir se preferimos ficar calados ou se optamos por falar bem alto através do nosso voto... essa arma importantíssima para definir aquilo que pretendemos para o nosso futuro.
Por isso mesmo e apesar de nestas Eleições não ter, pessoalmente, um papel de direcção e decisão vinculativa relativamente às escolhas do partido onde orgulhosamente milito (papel que tive no passado pela funções que fui exercendo) e de não ter os mesmos posicionamentos em todas as listas que outrora me conheceram os eleitores, não posso deixar de me manter fiel a mim mesmo, quer seja no campo da escolha que farei por não confiar em outra força política que não no PSD para dirigir os destinos do Concelho de Loures e das suas Freguesias ( e que espero que seja a escolha de todos os que me lêem ), quer seja no apelo que sempre fiz e que agora reitero para que todos exerçam o seu direito e dever de votar.
E se a primeira pode ser discutida por muitos na medida em que nem todos pensamos da mesma forma em termos ideológicos e doutrinais, já a questão da importância de todos votarmos e de não ficarmos em casa, penso que deveria ser esmagadoramente consensual e mereceria um verdadeiro pacto de regime para que todos se esforçassem dedicada e eficazmente em reduzir os elevadíssimos valores registados ao nível da abstenção eleição após eleição.
É certo que a participação dos eleitores nas Eleições Autárquicas é, habitualmente, superior em termos percentuais à de outras Eleições mas também é inquestionavelmente verdade que, mesmo apesar disso, os números da abstenção em Eleições Autárquicas não se coaduna com a importância deste acto eleitoral. E isso deve fazer-nos pensar em se não devemos, não apenas mesmo sair do conforto das nossas casas para irmos às urnas votar mas também levar todos aqueles que conhecemos a exercerem o seu dever de participar activamente nas Eleições Autárquicas escolhendo a deslocação até às mesas de voto ao invés de optar por ficar em casa ou de escolher outras actividades talvez, pessoalmente, mais prazeirosas mas, certamente, menos úteis e fundamentais para o futuro das nossas terras e das nossas gentes.
Por isso, dia 26 de Setembro... não faltem! Decidam! Escolham! Votem!