Consultório Informático
ferramentas para teletrabalho
5 de fevereiro de 2021
Partilhar
Estamos perante a maior experiência de trabalho remoto de sempre, em que as pessoas procuram as melhores ferramentas para teletrabalho, de forma a poderem continuar a desenvolver, de forma atempada, as suas funções.
As empresas tiveram de se adaptar e arranjar ferramentas para que os seus colaboradores continuem a exercer as suas funções a partir de casa.
Aqui vos deixo algumas ferramentas para conseguirem executar as vossas funções através de casa da melhor maneira:
Para quem pretende criar, editar e partilhar documentos, o GOOGLE DOCS é uma excelente solução.
O GOOGLE DOCS permite, criar, editar, salvar, exportar e importar, documentos tais como, texto, apresentações, folhas de cálculo e formulários, tudo através da Cloud, local onde é automaticamente gravado de 10 em 10 segundos.
Uma das grandes vantagens do GOOGLE DOCS é que pode colaborar nessa criação ou edição de documentos, seja em ambiente de Windows ou Mac.
Ao nível das videochamadas em grupo, para além do famoso SKYPE, deixo-vos 2 boas soluções com planos grátis:
A aplicação ZOOM é uma solução perfeita para quem está em teletrabalho, porque permite criar e agendar reuniões, com 1000 participantes no máximo.
A aplicação permite também a partilha de ficheiros de diversas extensões e de uma forma segura.
Para entrar numa reunião, nem é necessário efetuar nenhum registo, bastando apenas inserir a ID e senha da reunião criada por alguém que está registado.
O plano grátis tem videochamadas de 40 minutos de duração.
Site para download: https://zoom.us/
Outra solução para videochamadas é a JITSI MEET, uma aplicação que lhe permite conversar em grupo com toda a sua equipa, através de telemóvel ou computador.
A JITSI é uma aplicação gratuita, muito fácil de utilizar, sem latência e com um limite de 50 pessoas em conjunto.
Esta plataforma disponibiliza a gravação e partilha das chamadas e não tem limite de tempo para a videochamada.
Site para download: https://meet.jit.si/
Disponível para Android e iOS
Para o acesso remoto a outros dispositivos, a melhor solução é mesmo o TEAMVIEWER, uma excelente ferramenta para quem precisa de fazer assistência a computadores à distância ou mesmo para quem precisa de aceder ao seu computador do trabalho.
Basta instalar a última versão do TEAMVIEWER, e depois partilhar a sua ID e SENHA respetiva e assim permite a assistência remota ao seu computador.
Site para download: https://www.teamviewer.com/pt-br/
Quanto às tarefas das equipas de trabalho e sua divisão, nada melhor que a aplicação TRELLO.
Esta aplicação serve para criar, atribuir, concluir e comunicar tarefas, conseguindo ter uma noção do progresso dos mesmos.
É uma ferramenta muito útil, que possibilita às empresas com muito fluxo de trabalho, a criação de projetos e permite que cada utilizador saiba quais são as etapas que faltam finalizar em cada um deles.
Site para download: https://trello.com/
Disponível para Android e iOS
Para finalizar, quero deixar apenas uma dica simples, sempre que estejam a trabalhar em videochamadas, utilizem a internet por cabo e não o WiFi, porque tem sempre mais quebras de linha.