Consultório Informático
faça Backup dos seus documentos
3 de dezembro de 2021
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Seja no nosso computador pessoal ou no de trabalho, todos guardamos os nossos ficheiros importantes, que não podemos mesmo perder.
O grande problema é que, por vários motivos, esses mesmos ficheiros estão sempre em risco de desaparecerem, seja por avaria do computador, por defeito do disco rígido ou um vírus que nos danifique o computador.
É por isso que está na hora de antecipar os problemas e começar a criar rotinas de BACKUP para que mesmo na altura do “desastre”, estejamos precavidos.
São várias as formas de fazer Backups e todas aquelas que vou descrever neste artigo são inteiramente grátis.
Se o seu sistema operativo for o Windows 10 basta aceder a Definições; Atualizar e segurança; Cópia de segurança e aí dentro vai encontrar a hipótese de adicionar uma drive (disco) para realizar o seu backup, disco este que deve estar previamente ligado ao computador. Depois de escolher o disco onde vai realizar o backup vai aceder a um link chamado Mais opções, onde escolhe quais as pastas que pretende guardar. Para finalizar basta apenas definir qual a periodicidade com que o Windows 10 irá voltar a realizar o Backup.
Outra opção, para realizar o seu Backup, é através de um software grátis chamado EaseUS Todo Backup Free.
Esta é provavelmente a melhor ferramenta grátis para guardar a informação, de forma segura, sejam dados, fotos, arquivos, vídeos, documentos, etc. Este programa permite-nos fazer 3 tipos de copias de segurança. A primeira, uma copia parcial, é onde vai escolher que pastas e ficheiros pretende guardar;
a segunda é uma copia do sistema (que vai realizar uma copia do seu sistema total) e a terceira é a clonagem que, de uma forma muito simples, lhe vai permitir fazer a migração integral do seu sistema para um outro disco rígido.
Para finalizar existem os serviços de Cloud, que disponibilizam gigabytes de espaço gratuito, segurança dos dados armazenados e sincronização automática de ficheiros. São várias as soluções, mas o Google Drive, o Dropbox são as minhas escolhas pois são as que têm mais funcionalidades e a sua utilização é bastante fácil. Para guardar grandes quantidades de gigabytes (50) a melhor solução é o serviço Mega.
Sendo assim, não tem desculpa, faça Backups periódicos e evite o drama de perder os seus documentos..